Região Centro promove missão empresarial à província chinesa de Zhejiang

Posted by
Spread the love

CCDRC

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) anunciou que vai realizar esta semana, na província chinesa de Zhejiang, uma missão empresarial que inclui a celebração de contratos e negócios em diferentes áreas.

O programa é promovido pela CCDRC, em colaboração com o Biocant Park, de Cantanhede, e as universidades de Aveiro e Coimbra, estando prevista a concretização de parcerias em áreas tecnológicas “muito relevantes para a região”, como a saúde e o bem-estar, a biotecnologia, os “materiais avançados” e o mar.

A presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, pretende que “esta missão empresarial constitua uma ação piloto no processo de promoção internacional da região Centro, enquanto região inovadora focada na valorização económica” do conhecimento.

“A internacionalização é fundamental para a valorização dos recursos, dos conhecimentos e da tecnologia de excelência da região”, afirma num comunicado divulgado pela CCDRC.

Destacando “o enorme interesse e dinamismo dos atores da região que se mobilizaram” para esta missão à República Popular da China, iniciada no domingo, Ana Abrunhosa explica que a iniciativa “é uma resposta à visita e ao convite” de membros do governo da província de Zhejiang e da Universidade de Zhejiang ao Centro de Portugal, em agosto.

“O objetivo principal é o de estreitar laços de cooperação, celebrando contratos e realizando negócios em áreas tecnológicas associadas à saúde e bem-estar, à biotecnologia, aos materiais avançados e ao mar”, segundo a mesma nota.

Com esta missão, que decorre até sexta-feira, a CCDRC quer “aprofundar o conhecimento da realidade e do potencial de desenvolvimento” da província de Zhejiang, divulgar ainda a região Centro e promover a colaboração entre universidades, centros de investigação e desenvolvimento (I&D), hospitais e empresas das duas regiões.

O programa inclui a assinatura de um “memorando de entendimento” entre a CCDRC e o Departamento de Ciência e Tecnologia da Província de Zhejiang, “que preconiza o alargamento das áreas de cooperação”.

Liderada por Ana Abrunhosa, a delegação portuguesa integra representantes da CCDRC, das universidades de Aveiro e Coimbra, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, do Hospital Rovisco Pais, do Biocant e de sete empresas da região Centro.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.