Presos preventivos podem ter visitas sempre que possível todos os dias

Posted by
Spread the love
Foto Gonçalo Manuel Martins

Foto Gonçalo Manuel Martins

 

A visita de hoje de Mário Soares a José Sócrates, na cadeia de Évora, foi autorizada ao abrigo do artigo que permite aos reclusos preventivos em regime comum receberem visitas, sempre que possível todos os dias, indicam os serviços prisionais.

Em resposta às questões enviadas pela Lusa, a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais avançou que o nome de Mário Soares “consta, na qualidade de amigo, da lista de visitantes apresentada, conforme o legalmente previsto, pelo recluso”.

Desta forma, explica, a visita de Mário Soares foi “previamente solicitada e autorizada ao abrigo do disposto no nº 1 do art.º 222º do Regulamento Geral dos Estabelecimentos Prisionais” que estabelece que o recluso preventivo colocado em regime comum pode receber visitas, sempre que possível todos os dias.

O fundador do PS deslocou-se hoje ao Estabelecimento Prisional de Évora, num dia em que não estavam previstas visitas, já que habitualmente as mesmas acontecem às terças-feiras e quintas-feiras, sábados e domingos.

No final da visita, Mário Soares considerou que Sócrates está a ser vítima de “uma campanha que é uma infâmia”, argumentando tratar-se de “um caso político”.

“Têm feito uma campanha contra ele que é uma infâmia. É a comunicação social que faz, mas são os tipos que estão por trás dela”, acusou, à saída do Estabelecimento Prisional de Évora.

Segundo Soares, “todo o PS está contra esta bandalhada”, apesar de este caso não ter “nada a ver com os socialistas”.

“Tem a ver com os malandros que estão a combater um homem que foi um primeiro-ministro exemplar”, frisou.

À entrada do Estabelecimento Prisional de Évora e quando questionado se acredita na inocência de José Sócrates, Mário Soares respondeu “com certeza”.

O ex-primeiro-ministro José Sócrates é o primeiro ex-chefe de governo da história da democracia portuguesa a ficar em prisão preventiva, estando indiciado por fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção.

Na noite de segunda-feira, o Tribunal Central de Instrução Criminal decretou a prisão preventiva a José Sócrates, João Perna e Carlos Santos Silva e a obrigatoriedade de apresentação bissemanal no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), proibição de ausência para o estrangeiro e proibição de contactos com os outros arguidos a Gonçalo Ferreira.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.