João Brandão evocado na Feira do Porco em Oliveira do Hospital

Posted by

FEIRA DO PORCO E DO ENCHIDO

A Feira do Porco e do Enchido de Meruge, em Oliveira do Hospital, vai realizar-se no domingo sob a égide de João Brandão, figura das lutas liberais nas Beiras, no século XIX.

Apesar de ter nascido em Midões, no vizinho concelho de Tábua, em 1825, o salteador João Vítor da Silva Brandão “tinha grande ligação a Oliveira [do Hospital]”, disse hoje à agência a vereadora da Cultura, Graça Silva.

Foi em território de Oliveira do Hospital, “na casa do pároco de Lourosa, que recebeu voz de prisão” do administrador do concelho, em 1866, realçou Graça Silva.

A 12.ª Feira do Porco e do Enchido quer afirmar-se “como o maior evento lúdico gastronómico do Centro de Portugal e da região da Serra da Estrela”, segundo uma nota da Câmara Municipal, liderada por José Carlos Alexandrino, eleito pelo PS na condição de independente.

Concebido para “promover a excelência dos enchidos produzidos naquela freguesia e no concelho de Oliveira do Hospital”, o programa, com entrada livre, é anualmente “visitado por largos milhares de pessoas”.

A feira começa às 09:30 e prolonga-se durante todo o dia, integrando a Mostra do Porco, a Feira da Agricultura e do Mundo Rural e a Feira do Artesanato e da Doçaria.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.