Coimbra não compareceu na manifestação de estudantes em frente ao Parlamento

Posted by
Spread the love

manifestacao

Não passou de 200 o número de estudantes universitários que se concentraram hoje em frente à escadaria da Assembleia da República (AR), em Lisboa, em protesto contra os cortes orçamentais no ensino superior.

Em frente à escadaria da AR, onde se perfilaram vários agentes da PSP, os jovens gritaram frases como “Governo escuta estudantes estão em luta” ou “Com este Governo andamos para trás”.

O protesto foi organizado por várias associações académicas, incluindo de Lisboa e Porto. A Associação Académica de Coimbra (AAC) optou por não participar na manifestação, alegando estar em conversações com a tutela e grupos parlamentares sobre a revisão do regime de atribuição de bolsas e o financiamento do ensino superior.

Entre os que foram, queixaram-se da proposta do Orçamento do Estado para 2015, que, dizem, leva ao aumento das propinas e à redução de bolsas de estudo, e reclamam da falta de professores e da degradação de instalações e equipamentos.

De acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2015, a dotação para o ensino superior e a ação social cai 8,4% face a 2014, para os 990,5 milhões de euros, ou seja, o equivalente a menos 91,3 milhões de euros comparativamente à estimativa deste ano.

 

 

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.