Cáritas apoia 91 crianças de Coimbra com manuais escolares através de padrinhos

Posted by
Spread the love

SEMENTES DO SABER CARITAS

A Cáritas de Coimbra apoiou no início deste ano letivo 91 crianças com a aquisição de manuais, através de um projeto que procura padrinhos para pagarem o material escolar a jovens de famílias carenciadas.

Ao todo, os padrinhos contribuíram com 10.600 euros para a aquisição de manuais ou doaram livros escolares reutilizáveis, que permitiram apoiar mais do dobro das crianças apoiadas em 2013/2014 – 41 jovens -, informou a Cáritas de Coimbra, em nota de imprensa.

As crianças apoiadas têm entre os seis e os 17 anos e pertencem a famílias com carências económicas, tendo que deter provas de aproveitamento escolar, referiu a instituição.

Graça Ferreira, coordenadora do projeto da Cáritas de Coimbra, disse à agência Lusa em agosto que há cada vez mais pedidos de ajuda de famílias.

Famílias, “muitas delas beneficiárias do Rendimento Social de Inserção (RSI), não têm condições para fazer face ao pagamento de 200 ou de 300 euros” na aquisição de material escolar, alertou Graça Ferreira, considerando que o aumento do desemprego e da existência de “casais em que estão os dois desempregados” leva a um incremento de pedidos de ajuda.

“Há também cada vez mais famílias, ditas normais, que pedem ajuda”, afirmou, referindo que há crianças que, no início do ano letivo, não têm o material necessário.

O projeto, intitulado “Sementes do Saber”, começou em 2011, em que apoiaram 12 crianças.

O valor a ajudar varia dependendo do ciclo em que as crianças se encontram, podendo o apoio situar-se “entre os 200 e os 350 euros”, explicou a coordenadora do projeto, frisando que é dada prioridade “às crianças que tenham tido aproveitamento escolar no ano letivo anterior, de forma que os beneficiários se sintam motivados”.

“Por falta de material escolar, o rendimento das crianças será menor, mas, graças ao projeto, esta situação não acontece tanto como há quatro anos”, sublinhou Graça Ferreira.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.