Sé de Leiria classificada como monumento nacional

Posted by
Spread the love
FOTO DR

FOTO DR

A Sé de Leiria, incluindo o claustro, adro envolvente, a torre sineira e a casa do sineiro, foi classificada como monumento nacional, anunciou o Conselho de Ministros.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, considerou a classificação um “motivo de orgulho” para a cidade e para o concelho.

“É uma classificação que irá, desejamos, contribuir para a sua proteção. A Sé de Leiria, que foi construída no século XVI e sofreu profundas alterações devido a um terramoto no século XVIII e às invasões francesas no século XIX, é identificada como um dos grandes edifícios do Renascimento tardio do nosso país”, recordou Raul Castro.

Para o presidente do município, com esta classificação, “Leiria passa a contar com mais um espaço cujo estatuto nacional contribuirá certamente também para uma maior atração turística de um centro histórico que a autarquia deseja cada vez mais consolidado”.

A torre sineira e a antiga casa do sineiro estão em obras de requalificação, num investimento de cerca de 305 mil euros.

A intervenção, da responsabilidade do cabido da Catedral de Leiria e da Direcção Regional de Cultura do Centro, deverá estar concluída até ao final do ano, e insere-se num projeto de recuperação de catedrais realizado em todas as capitais de distrito.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.