Cultura do Centro nega que calçada arrancada em Almalaguês seja romana

Posted by
Spread the love

ALMALAGUES

antigo presidente da Junta de Almalaguês denunciou a destruição de uma calçada naquela freguesia que diz ter 2.000 anos, mas a Direcção-Regional de Cultura do Centro nega que se trate de uma via romana.

Na sequência do alerta público de Victor Costa, que liderou aquela Junta de Freguesia de 2005 a 2013, a Direcção-Regional de Cultura do Centro (DRCC) enviou hoje uma equipa técnica a Almalaguês, tendo concluído que a calçada “não é da época romana”.

Em causa estão obras da responsabilidade da empresa Águas do Mondego para instalação de condutas de efluentes urbanos que farão a ligação a uma nova estação de tratamento de águas residuais, disse à agência Lusa o social-democrata Victor Costa, que integra a Assembleia de Freguesia.

“A calçada é antiga, mas não é romana nem medieval. Depois das obras, será totalmente reposta”, afirmou, por seu turno, a diretora regional da DRCC, Celeste Amaro.

Esta responsável adiantou à Lusa que uma equipa da Direcção-Regional de Cultura, constituída por um arquiteto e uma arqueóloga, deslocou-se hoje de manhã a Almalaguês, a fim de avaliar a situação no terreno.

“Sabemos que existe uma calçada na zona, mais para o lado do concelho de Miranda do Corvo”, referiu, frisando que esse vestígio arqueológico não foi afetado pelos trabalhos em curso.

Esta intervenção “foi aprovada pelo ex-IGESPAR”, em 2009, e “não foi pedido acompanhamento arqueológico” da sua concretização, acrescentou Celeste Amaro.

No entanto, Victor Costa diz “manter em absoluto” a sua versão, insistindo que a calçada destruída remonta ao tempo da ocupação romana e integra a denominada “zona arqueológica de Almalaguês”, registada pelo antigo IGESPAR.

“Havia também uma ponte romana que desapareceu há uns 18 anos, à qual ia ligar a calçada, que era da mesma época”, lamentou.

“Sempre que chegava alguém e me dizia que estavam umas pedras arrancadas na calçada, a nossa preocupação era contratar um calceteiro para evitar a sua degradação”, recordou o pintor e antigo presidente da Junta.

Nas autárquicas de 2013, Victor Costa, que se recandidatava pela coligação Por Coimbra (PSD, PPM e MPT) foi derrotado, tendo o PS reconquistado a Junta de Almalaguês.

3 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.