ARS Centro realça “boa acessibilidade” a cuidados de saúde em Buarcos

Posted by
Spread the love

cs buarcos

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) disse hoje que o encerramento do Centro de Saúde de Buarcos aos domingos, feriados e tardes de sábado “garante boa acessibilidade” dos utentes aos cuidados de saúde de qualidade.

Para a ARSC, trata-se de “uma medida de boa gestão” do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego, que “aumenta a resposta em cuidados de saúde preventivos e curativos, precisamente nos dias de maior afluência”, e também “rentabiliza recursos hospitalares e garante boa acessibilidade a cuidados de saúde de qualidade”.

A medida, em vigor desde o dia 11, “veio permitir, durante a semana, reforçar em mais 10 horas médicas e 10 horas de enfermagem a atividade da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da Figueira da Foz Urbana”, afirma a ARSC numa resposta escrita enviada à agência Lusa.

“Os utentes ganham mais cuidados programados, ou seja, mais consultas médicas e cuidados de enfermagem de segunda a sexta-feira, precisamente nos dias de maior afluência aos serviços”, esclarece.

As horas realizadas pelos profissionais nos domingos e feriados “davam origem a descanso compensatório na semana subsequente, retirando disponibilidade de horário de consulta e, consequentemente, reduzindo a acessibilidade à população inscrita”, acrescenta a ARSC.

“Nos dias em que o Centro de Saúde se encontra fechado, a população pode recorrer ao serviço de urgência médico-cirúrgica do Hospital Distrital da Figueira da Foz, que garante uma resposta atempada, segurança clínica e qualidade assistencial”, defende.

A Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, na Figueira da Foz, contestou hoje o encerramento do Centro de Saúde local aos domingos, feriados e tardes de sábado, após idêntica posição ter sido tomada por deputados do PS na Assembleia da República.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.