1. Um Welcome Center para Coimbra
Ao fim de pouco mais de 1 ano de ser Património Mundial da Unesco, Coimbra começa a dar os primeiros passos rumo a um Turismo de nível superior! Boas vontades, acções variadas aqui e alem por impulso, tentam atrair e fixar as vagas de turistas que a visitam. Os resultados estão muito aquém do que se pretende! Mas as coisas não acontecem por acaso e “o caminho faz-se caminhando”! Ingenuidade seria querer obter ao fim de um ano, os resultados que outras cidades demoram décadas para conseguir!
Coimbra precisa urgentemente de um Welcome Center, orientado para os turistas. Que os acolha, informe, e apoie durante a sua estadia numa Cidade que tanto tem para os atrair e encantar!
Um Welcome Center em que eles saiam dali motivados a visitar e a ficar, a vivenciar como uma experiência única nas suas vidas! Ostentando um pin ao peito que dizendo “Patrimonio Mundial da Unesco” lhes transmita o orgulho e alegria da população, que generosamente os acolhe!
Um Welcome Center desenhado para satisfazer as necessidades mais prementes, auto sustentável e gerador de receitas. Que se vá desenvolvendo por si próprio à medida que se tornar lugar chave no Turismo da Cidade.
2. Uma 1.ª fase inicial
O Welcome Center que Coimbra necessita deve numa fase inicial estar centrado no Turismo da Cidade, com três Centros de Negócios;
– Posto de Turismo com ecrãs digitais e atendimento pessoal com informações sobre alojamentos e restaurantes recomendados, monumentos a visitar, rotas a percorrer, eventos a realizar, agenda cultural a cumprir, Venda de bilhetes individuais ou em pacotes.
– Loja de Vendas polivalente, com; Guias turísticos, livros, cds, dvds, obras de arte sobre a cidade, jornais e revistas internacionais, recordações.
– Café /snack bar de refeições ligeiras e especialidades gastronómicas da Região.
3. Uma 2ª fase de consolidação
Numa 2.ª fase, se todos os objectivos forem atingidos, o Welcome Center pode sofrer dois tipos possíveis de desenvolvimento; 1 ) Continuar centrado na Cidade de Coimbra, mas alargando os serviços prestados. 2 ) Alargamento geográfico estendendo-se à Região de Turismo do Centro.
Em qualquer dos casos estaremos a falar de valências como: restaurante temático com música ao vivo, loja de sabores e provas de produtos regionais, Business Center para acolhimento de empresários e investidores, operadores e agentes turísticos, serviços administrativos, sala de exposições e conferências, etc.
4. Um projecto rentável e de sucesso para todos
Somos de opinião que o Edifício da Estação Nova (com uma adaptação mais ou menos ligeira dos espaços vagos existentes) corresponde aos requisitos desejáveis para a sua instalação. Por ser edifício monumental e central desaproveitado, por ser porta de entrada e saída de turistas.
A Estação Nova pode ser operacionalizada de forma rentável para as partes diretamente envolvidas (nomeadamente REFER E CMC), e ao mesmo tempo constituir peça chave no desenvolvimento da actividade turística da cidade e todas as entidades a ela ligados.
Com mais ou menos ajustamentos, esta ideia tem todas as condições para se transformar num projecto de sucesso! Coimbra agradece.
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