Empreendedores testam ideias de negócio em “Startup Weekend” de Coimbra

Posted by
Spread the love

Coimbra Startup Weekend

Empreendedores vão ter a possibilidade de desenvolver e testar a viabilidade das suas ideias de negócio em 54 horas, com o apoio de mentores, durante o “Startup Weekend” de Coimbra, a realizar de 10 a 12 de outubro.

“As pessoas entram na sexta-feira, às 18H00, e saem domingo, às 20H00. Só saem do espaço para ir dormir, as refeições são fornecidas no local”, explicou à agência Lusa Miguel Frota Rodrigues, da organização.

Segundo o responsável, logo no início, as pessoas têm a possibilidade de apresentarem a sua ideia de negócio, que irá depois a votação.

“As melhores dez ideias resultam na formação de uma equipa que irá desenvolver durante essa semana, com o apoio dos mentores, toda a ideia de negócio”, acrescentou.

Na opinião de Miguel Frota Rodrigues, “a grande inovação deste tipo de eventos é que a pessoa pode ir sozinha com a sua ideia e constituir a sua equipa no evento”.

“Como só são aprovadas as dez melhores ideias, há depois um conjunto de pessoas que podem passar a constituir a equipa daquela que está a desenvolver a ideia”, explicou, acrescentando que cada equipa deverá ficar com seis pessoas, cada uma com a sua competência.

Ou seja, uma pessoa pode chegar ao “Startup Weekend” sozinha, “criar a sua equipa e desenvolver a sua ideia, de forma a chegar ao fim de domingo e ter uma plataforma e um plano de negócios fechado”.

Segundo Miguel Frota Rodrigues, no final de domingo, o plano de negócios será apresentado a uma mesa de júri, constituída essencialmente por investidores.

“O objetivo é que esta mesa de júri possa fazer a leitura do conceito de negócio, questionar, tirar as suas dúvidas e depois eleger, de entre as dez, as três melhores. Pode eventualmente até haver interesse de financiar o negócio”, acrescentou.

O responsável disse que durante o fim de semana haverá também oradores a falar de temas como direitos de autos, patentes, acesso a fontes de financiamento e parcerias com clientes e fornecedores.

O “Startup Weekend” de Coimbra é organizado em parceria pela MOVEin3, Universidade de Coimbra, Instituto Pedro Nunes e jeKnowledge.

O facto de este evento ser organizado numa plataforma internacional permite o acesso a parceiros internacionais, como a Google Europe.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.