Opinião – Selva de fios no coração da cidade (2): Uma proposta de solução

Posted by
Spread the love
Hélder Rodrigues

Hélder Rodrigues

1.Uma solução eficaz, justa e equilibrada

Escrevemos na última crónica que a situação degradante a que se assiste no coração da cidade, no que respeita à selva de fios à solta, tem que ser resolvida com urgência! Pode levar 3-4 anos a resolver, mas a qualidade de vida e a dignidade da população, a Classificação de Património Mundial que veio projectar a cidade nos roteiros internacionais, a liderança que Coimbra tem que reforçar no quadro da Região Centro, a tal obrigam!

Falámos com moradores, operadores e políticos. Visitámos cidades que estão a ultrapassar com êxito casos semelhantes. Chegámos a conclusões interessantes que temos muito gosto em partilhar.

2. A actuação desejável da Autarquia

A Autarquia deverá rever e actualizar a legislação existente, nomeadamente no que diz respeito a autorizações de passagem e de instalação de fios, instituindo normas claras de actuação.

Aplicando coimas “a quem se porta mal”, atribuindo certificados de qualidade e de mérito “a quem se porta bem”. Deverá reunir com todos os operadores (EDP, PT e Operadores de TV) acordando regras uniformes, obrigatórias e desejáveis. Quer na resolução dos problemas existentes que são muitos, quer no caso de instalações futuras a efectuar!

A construção de tubagem interna deve ser explorada até à exaustão, entre operadores e Município, sabendo-se que o Município dispõe de soluções técnicas estudadas de acordo com as características dos terrenos.

Face à reconhecida degradação do Poder Central, Coimbra precisa de um Poder Local prestigiado e de rosto humano, que vá ao encontro das necessidades da população e da imagem de Coimbra no Mundo!

3. Proprietários, moradores, população

Com a legislação e as regras de actuação estabelecidas, os proprietários e os moradores devem ser os primeiros responsáveis quer por este caso particular dos fios (que aqui nos propusemos analisar), quer pelo caso mais geral da limpeza e restauração (que nos propomos analisar oportunamente).

A população de Coimbra não se deve colocar fora deste tipo de problemas! A falta de uma cidadania forte e activa esta na origem destas situações que tem levado a urbanização da cidade a níveis de desleixo inconcebíveis. Que transformam a reabilitação urbana numa tarefa cada vez mais complexa e difícil de resolver!

4. A actuação desejável dos operadores

Perante esta situação, os operadores devem chamar a si todo o profissionalismo e competência de que são capazes. Não acredito que não saibam fazer melhor! O panorama que está à vista é mau demais!

A exemplo do que está a acontecer noutras cidades, sempre que seja de todo impossível passar os fios por dentro, os operadores devem procurar aplicar as soluções esteticamente mais correctas (utilizando calhas conjuntas de materiais e cores adequadas) ou até em certos casos específicos de natureza criativa!

A qualidade da montagem deverá constituir factor de competitividade e selecção em futuras empreitadas, aquando da escolha quer dos operadores quer de montadores!

Esta é uma proposta que nos parece eficaz, justa e equilibrada. Não é uma proposta fácil! Mas é possível, com a competência e a vontade comum de todas as entidades envolvidas: autarquia, população, operadores!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.