Associação ambiental convida a conhecer morcegos que habitam na serra de Sicó

Posted by
Spread the love

NOITE DOS MORCEGOS

O Grupo Proteção Sicó promove mais uma noite dos morcegos, no sábado, em Pombal, para divulgar as espécies, particularmente as que habitam no Sítio Sicó-Alvaiázere da Rede Natura 2000, onde aparecem 19 das 25 conhecidas em Portugal continental.

“O objetivo é dar a conhecer os morcegos, a sua importância, as suas ameaças”, disse hoje à agência Lusa Pedro Alves, especialista em morcegos e membro do Grupo Proteção Sicó, referindo que a escolha do Vale do Poio Novo, na freguesia da Redinha, deve-se ao facto de ser um “sítio importante” para estes animais.

Segundo Pedro Alves, no Sítio Sicó-Alvaiázere são conhecidos dezenas de abrigos, a maioria em cavidades rochosas, estando cinco deles classificados como abrigos de importância nacional: nos concelhos de Alvaiázere, Condeixa-a-Nova, Tomar e Pombal. Neste último, estão dois dos abrigos classificados.

A dimensão das colónias, as espécies presentes e o período do ano em que são ocupados justificaram a sua classificação, observou o responsável, para quem “os morcegos são pouco conhecidos e mal entendidos”.

Por isso, esta organização não-governamental pretende “divulgar a sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas, para o bem-estar humano e para a economia”, continuou.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.