“Não iremos permitir que pessoas alheias à Confraria integrem as duas procissões”

Spread the love
António Rebelo, presidente da Confraria da Rainha Santa. FOTO CARLOS JORGE MONTEIRO

António Rebelo, presidente da Confraria da Rainha Santa. FOTO CARLOS JORGE MONTEIRO

Que novidades estão previstas para o presente ano?
A primeira novidade tem lugar no dia 4 de julho. Nesse dia da solenidade de Santa Isabel, o Bispo de Coimbra irá proceder à bênção novo altar para a Igreja da Rainha Santa Isabel. Como sabe, desde o Concílio do Vaticano II que o altar de pedra deixou de ser utilizado, pois o sacerdote passou a ficar virado para a audiência. Nesta igreja, nunca foi construído um altar novo, tendo-se optado por uma mesa de altar que, com o passar dos anos, estava a dar de si.

Na construção foram importantes os donativos de fiéis?
Alguns fiéis souberam da necessidade de termos um altar condigno ao esplendor da igreja da Rainha Santa e deram o seu contributo especificamente a esse objetivo.

O investimento é de que valor?
O altar irá custar menos de 15 mil euros. A obra está a ser ultimada e foi executada de acordo com os modelos artísticos que se encontram à sua volta: as colunas, os capitéis e os frisos foram todos imitados a partir do retábulo-mor, ficando, por isso, devidamente integrado no espaço. É um altar todo em talha dourada e não irá defraudar as expetativas.

É uma melhoria considerável?
Julgo que sim. Já há alguns anos que nos preocupava a falta de um altar em condições. Aproveitámos estes donativos para avançarmos com a obra, na sequência do restauro do retábulo-mor e tendo em vista 2016.

Versão completa na edição impressa

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.