Fundação Inatel vai realizar sonhos de moradores de pequenas aldeias isoladas

Posted by
Spread the love

aldeia

Os moradores que vivem em povoações mais isoladas do país vão poder concretizar os “sonhos de uma vida”, através de um projeto da Fundação Inatel destinado a todas as aldeias com menos de cem habitantes.

Em Portugal existem cerca de 120 freguesias, com cem ou menos habitantes, onde, no total, moram 8.000 pessoas.

São estes povoados e os seus habitantes que podem candidatar-se ao projeto “Aldeia dos Sonhos”, que visa concretizar os desejos de “natureza artística, cultural e desportiva” dos seus moradores, disse à agência Lusa o diretor do Inatel Social, Rui Calarrão.

Segundo Rui Calarrão, será realizado o sonho de todos os habitantes da aldeia vencedora, desde que queiram participar no projeto.

Muitos dos sonhos destas pessoas que moram em aldeias mais distantes passam por “conhecer as realidades mais urbanas”.

“Muitos deles nunca viram o mar, não conhecem Lisboa ou o Porto e muitos deles gostariam de ouvir cantar o fado ao vivo ou assistir a um espetáculo desportivo”, num grande estádio de futebol, contou o responsável.

A iniciativa realiza-se pela primeira vez este ano e é para continuar, avançou Rui Calarrão, adiantando que o projeto pretende também dar a conhecer a aldeia.

“O intuito é realizar os sonhos dos seus habitantes, mas também fazer com que a aldeia seja mais conhecida turisticamente”, sustentou.

As candidaturas, que começam a 15 de julho e terminam a 31 de agosto, podem ser apresentadas pelos moradores da aldeia, juntas de freguesias, câmaras municipais, associações ou outras entidades que se relacionem com as aldeias.

Segundo Rui Calarrão, a candidatura deverá ter uma breve descrição da aldeia, as razões pelas quais deve ser escolhida e relatar os sonhos dos seus moradores.

A Fundação INATEL, que irá escolher a aldeia vencedora de 2014, conta também com equipas no terreno que vão reportar os desejos das pessoas.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.