Opinião – Questões de direitos

Posted by
Spread the love
Francisco Queirós

Francisco Queirós

Os contratos colectivos de trabalho consagrados na Constituição têm sido instrumentos poderosos na defesa de direitos dos trabalhadores.

Negociados entre os representantes dos trabalhadores, os sindicatos, e os representantes das entidades patronais, os contratos colectivos têm consagrado direitos mais favoráveis aos trabalhadores que os globalmente definidos na legislação laboral, designadamente ao nível das condições de trabalho e dos próprios salários.

Os trabalhadores, cientes do poder deste instrumento, defendem-no. Mas as próprias associações empresariais afirmam que a contratação colectiva pode ser útil, reconhecendo a importância da melhoria de condições salariais para o aumento da procura interna e o relançamento da economia.
O governo conhece bem o poder da contratação colectiva. Há muito que são usados mecanismos de caducidade e de sobrevigência dos contratos ou a não publicação de portarias de extensão. Eliminar a contratação colectiva é um objectivo ideológico do governo. Nesta, como em outras matérias, a subordinação aos desígnios da troika tem sido o grande pretexto para se imporem medidas mais profundas motivadas por uma necessidade de ajuste de contas com a história. Os senhores do governo e dos partidos que o suporta não conseguem conviver com o que resultou do 25 de Abril. A Constituição da República, os direitos que desta emanam, conquistas civilizacionais profundamente marcantes, incomodam esta clique empenhada num ajuste revanchista com a história. Se a ocasião é favorável, então toca a rever o que o 25 de Abril construiu. È o exercício do tal ajuste de contas, um estilo “chegou finalmente a oportunidade e o tempo certo”, um “ora toma, que já vos tramamos!”.
Em 2009, eram cerca de um milhão e 300 mil os trabalhadores abrangidos por contratos colectivos de trabalho. Em 2013, os trabalhadores abrangidos por instrumentos de regulação colectiva de trabalho são apenas 186 mil.
O actual governo por proposta legislativa pretende agora liquidar o mecanismo da contratação colectiva, reduzindo drasticamente os seus prazos de caducidade e de sobrevivência, acelerando o seu término. Quanto mais rapidamente cessarem os contratos colectivos, mais rapidamente baixam os salários dos trabalhadores e se extinguem vários direitos regulamentados.
Num período de grave crise social, com perda de rendimentos por parte de sectores significativos da população, dos reformados e pensionistas, dos funcionários públicos, dos trabalhadores em geral, dos menos qualificados aos quadros técnicos de topo, com a emigração em massa a reviver décadas passadas e com toda a falta de horizontes resultante de imposições da troika e de posições dos partidos dos governos, a consciência para a defesa de direitos deverá, ou deveria, ser muito maior.
Direitos conquistados não são prémios ou regalias. Os direitos laborais são pilares constituintes da dignidade do trabalhador e da dignificação do trabalho.
Afinal, como no poema de Niemoller, habitualmente atribuído a Brecht, primeiro levaram os comunistas, depois os sindicalistas, de seguida os católicos e nunca era nada comigo, até que me levaram a mim. E já era tarde.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.