Retratos de homossexuais, bissexuais e transgéneros em exposição em Coimbra

Posted by
Spread the love

AGUARELA SAUDE EM PORTUGUES

Retratos e depoimentos de homossexuais, bissexuais, transgéneros e transexuais estarão em exposição, a partir de sábado, no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra.

A exposição de fotografia da autoria de Pedro Medeiros é promovida pela Saúde em Português, no âmbito do Projeto Aguarela, em que esta instituição pretende “sensibilizar a sociedade para a existência de uma comunidade LGBT [Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros], que, apesar de minoritária, tem direitos como qualquer outro ser humano”, disse à agência Lusa Hernâni Caniço, presidente da Saúde em Português.

A exposição vai contar com um portefólio de 14 retratos a preto e branco de homens e mulheres da comunidade LGBT, sendo alguns membros de associações que lutam pelos direitos LGBT, tais como a Não Te Prives, Opus Gay, Grupo Transexual Portugal, ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, entre outros.

Na exposição, que termina a 28 de junho, vai também estar presente uma instalação fotográfica de Pedro Medeiros, onde estarão incluídos “depoimentos das pessoas retratadas”, explicou Hernâni Caniço, sublinhando que estes mesmos depoimentos têm como “tónica a não discriminação por orientação sexual e identidade de género”.

De acordo com o presidente da Saúde em Português, a comunidade LGBT “é estigmatizada” e, por isso, a sua organização sentiu que “se justifica intervir no combate à discriminação”.

Hernâni Caniço sublinhou ainda que, para além desse combate, é necessário também “um reconhecimento da família homossexual, que também é um tipo de família”.

O projeto Aguarela iniciou-se em 2013 e tem a funcionar, desde então, um gabinete de apoio à população LGBT, em Coimbra, com “psicólogos, assistente social, sociólogo e médicos”, referiu, observando que as questões mais levantadas nesse espaço de atendimento “estão relacionadas com a reação da sociedade à orientação sexual ou identidade de género da pessoa”.

Para além do gabinete e da exposição, a Saúde em Português está ainda a desenvolver “ações de sensibilização” nas escolas secundárias do concelho e nas faculdades da Universidade de Coimbra.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.