Três milhões de documentos sobre o 25 de Abril guardados em Coimbra

Posted by
Spread the love

 

O Centro de Documentação 25 de Abril (CD25A), com 30 anos de existência, possui “mais de três milhões de documentos”, entre “livros, jornais e revistas, panfletos e comunicados, arquivos, fotografias, cartazes e documentos áudio e vídeo”, além de outras peças.

A poucos dias de assinalar os 40 anos da Revolução, constata-se que “entre os documentos de arquivo”, o Centro possui “o original do plano das operações militares” do 25 de Abril de 1974 ou “a coleção de panfletos produzida pelo Movimento dos Capitães e pelo MFA [Movimento das Forças Armadas]”, destaca o diretor do CD25A, Rui Bebiano.

Também fazem parte arquivos privados do antigo Presidente da República Costa Gomes e dos antigos primeiros-ministros Vasco Gonçalves e Maria de Lurdes Pintassilgo. Nem todos os arquivos privados estão, no entanto, catalogados, por falta de espaço nas atuais instalações do Centro (na Rua Augusta, na alta de Coimbra), salientou Rui Bebiano, adiantando que a nova sede do CD25A (na Rua da Sofia, na baixa da cidade), deverá estar a funcionar no início de 2015.

A evocação dos 40 anos do 25 de Abril do CD25A vai incidir em iniciativas públicas, como a organização de debates (designadamente sobre “mulheres na revolução”, “campanhas de dinamização do MFA” e “exílios e democracia”), bem como exposições, uma das quais no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.