Enfermeiros de Ortopedia do Hospital de Aveiro queixam-se de exaustão

Posted by
Spread the love

enfermeiro-enfermagem-medico-hospital23Os enfermeiros de Ortopedia do Hospital de Aveiro afirmam estar exaustos por sobrecarga horária, porque sete colegas ausentes não foram substituídos, e exigiram hoje ao conselho de administração que resolva o problema.

Lara Pinho, delegada sindical do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, disse à Lusa que os enfermeiros subscreveram em agosto de 2013 um documento em que expunham a situação e que foi entregue ao conselho de administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga. Não obtiveram qualquer resposta, pelo que na manhã de hoje marcaram presença junto à administração, reclamando soluções.

“Está em causa a segurança e a qualidade dos cuidados aos utentes, uma vez que não há dotações seguras na Ortopedia e os enfermeiros estão exaustos e cansados dos turnos e horas a mais que estão a fazer há mais de um ano”, disse Lara Pinho.

Pelos padrões definidos pelo próprio Ministério da Saúde, o serviço deveria ter 42 enfermeiros. A equipa do Hospital de Aveiro é de 33 enfermeiros, sete dos quais estão de baixa, pelo que os que estão ao serviço se veem forçados a fazer “muito mais do que as 40 horas” que resultaram do alargamento do horário e a sacrificar os períodos de descanso.

“Cinco dessas baixas são programadas, de que o conselho de administração tinha conhecimento e não está nenhum enfermeiro a ser substituído”, salienta Lara Pinho.

Segundo a delegada sindical, os profissionais de serviço “fazem uma média de 30 horas a mais e têm muito poucos descansos”, situação que perdura há bastante tempo, apesar da administração ter dela conhecimento pela via hierárquica e pela exposição que os enfermeiros lhe fizeram.

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.