Desvalorização do álcool e canábis junto dos jovens preocupa técnicos em Leiria

Posted by
Spread the love

ricardo-brito

A desvalorização do álcool e da canábis pela sociedade é uma das principais preocupações dos técnicos que trabalham na prevenção de substância psicoativas junto dos jovens, foi hoje revelado.

O alerta foi deixado por Ana Soledade, responsável técnica pela prevenção do Centro de Respostas Integradas (CRI) de Leiria, à margem da apresentação do projeto Like Saúde, organizado pela Câmara Municipal de Leiria, PSP, GNR e Administração Regional da Saúde do Centro.

O diagnóstico que o CRI tem junto das escolas de Leiria aponta para “um consumo essencialmente de álcool e canábis”, revelou Ana Soledade.

“O álcool é um problema, porque é a droga mais consumida pelos jovens em Portugal e em Leiria. Está a haver um maior consumo, porque é desvalorizado. A média de idades de iniciação é aos 11 anos e junto das famílias. Lá está a desvalorização do álcool”, informou a técnica do CRI.

Também a canábis “é a droga ilegal” que mais preocupa quem trabalha na prevenção. “É mais consumida e, mais uma vez, o seu consumo é desvalorizado, o que aumenta com as notícias da sua legalização em alguns países e com as informações de que serve para fins terapêuticos”.

Ana Soledade afirmou que é importante “dar informação verdadeira e real”, pelo que confirma que “a canábis pode ser usada para fins terapêuticos, tal como o princípio que está na heroína”, mas advertiu que os medicamentos também são drogas e não se tomam sem se estar doente.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.