Opinião – “Prós e Contras” sobre a Saúde em Coimbra

Posted by
Spread the love
Hélder Rodrigues

Hélder Rodrigues

1. Coimbra parece “estar na moda”, por boas razões

Quando foi anunciado que o programa “Prós e Contras” sobre a Saúde em Portugal iria ser realizado a partir do TAGV em Coimbra, gostei! Considerei ser um justo reconhecimento de que Coimbra é , um Centro de Excelência, na área da Saúde, a nível nacional . Desta vez o “Prós e Contras” vinha a Coimbra por boas razões! Tão marginalizada, nas últimas décadas, pelo Poder Central, Coimbra parece começar a “estar na moda” por boas razões. Todas as formas de divulgar aquilo que Coimbra tem de bom, são sempre de louvar e apoiar.

2. Aquilo de que gostei no programa

O programa, na minha opinião de utente, correu razoavelmente bem. Gostei do que vi e ouvi, apesar de muitas questões ficarem por debater!

-Gostei de ouvir, as palavras elogiosas da apresentadora a Coimbra, e à Saude em Coimbra. Elogios a Coimbra são raros e devem ser aplaudidos.

– Gostei de ouvir que o CHUC obteve o 1.º lugar no ranking dos hospitais portugueses. E que esse lugar cimeiro foi obtido devido à existência de 5-6 serviços de excelência reconhecidos internacionalmente. Embora se tenha acrescentado que há ainda muito para fazer a nível do aproveitamento de recursos humanos e de instalações, resultantes do processo de integração em curso.

– Gostei de ver o entusiasmo com que alguns dos principais responsáveis da Saúde em Coimbra falaram dos seus serviços. Destacando a qualidade e a abnegação com que os seus profissionais se entregam à nobre e humana missão de combate à dor e ao sofrimento dos que, fragilizados, ali ocorrem. Embora se tenha acrescentado que as Urgências estão superlotadas e há longas listas de espera para muitos dos serviços.

-Percorrendo a assistência constatei o vasto número de profissionais de saúde que existem em Portugal, e nomeadamente em Coimbra, de prestígio amplamente reconhecido. Embora se tivesse acrescentado que os profissionais de saúde são muito mal pagos, e isso faz com que muitos deles sejam obrigados a repartir a sua atividade entre o público e o privado, com evidente desgaste e prejuízo para todos.

3. “Congresso Saúde em Portugal”, a realizar em Coimbra

Os mais críticos dizem que o programa ficou pela “rama”. Havia questões críticas e importantes que deveriam ser analisadas e debatidas e não o foram; a nível financeiro, de recursos humanos, de capacidades de resposta, de políticas do medicamento, do SNS no presente e no futuro, da ligação saúde publica/e privada.

É natural que num Programa de TV generalista, não seja possível debater no curto espaço de duas horas, questões estruturais que se vêm acumulando ao longo dos tempos, nem questões estratégicas construtoras do futuro que devem estar assentes numa profunda analise da situação actual.

Julgo que tais matérias de suma importância não cabem num programa como este. Mas devem ser debatidas num “Congresso sobre Saúde em Portugal” a realizar em Coimbra, o mais rapidamente possível.

Que desse congresso possam sair grupos de trabalho específicos onde, para além de profissionais ligados à Saúde (médicos, farmacêuticos, enfermeiros, assistentes sociais, administrativos) sejam ouvidos utentes (com boas e más experiências), associações patronais e sindicais.

Porque a Saúde, meus amigos, é um bem essencial que está a sofrer uma grande transformação, que nos afecta a todos nós e onde há muito a fazer. Não podemos brincar com a Saúde!

4 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.