Assembleia Municipal discute falta de qualidade do Hospital de Aveiro

Posted by
Spread the love

03 HOSPITAL DE AVEIRO DR

 

As bancadas do PSD e do CDS na Assembleia Municipal (AM) de Aveiro anunciaram que vão apresentar na próxima sessão ordinária daquele órgão uma moção com propostas de solução para os problemas no Hospital de Aveiro.

O anúncio foi feito pelo deputado Paulo Marques, do CDS, que leu uma declaração conjunta das bancadas da coligação PSD/CDS, que suporta a Câmara gerida por Ribau Esteves.

Segundo os vogais daqueles dois partidos, a qualidade de “uma parte significativa” dos serviços prestados pelo Hospital de Aveiro “tem sofrido uma degradação que se acentua a cada dia que passa”.

“Tem-se verificado uma constante diminuição de capacidade e de valências no apoio prestado pelo hospital aos seus utentes, o que resulta em prejuízo grave para os cidadãos ao nível da sua saúde, mas também a nível financeiro, porque ficam obrigados a recorrer a outros serviços”, disse Paulo Marques.

Os vogais do PSD e CDS pedem por isso “uma rápida atuação” dos responsáveis do Hospital de Aveiro na procura das soluções que melhor sirvam os interesses dos cidadãos e apelam às entidades superiores para que sejam concedidos ao Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) os recursos necessários ao cumprimento da sua missão.

 

A moção a submeter à AM será depois entregue ao conselho de administração do CHBV, à Administração Regional de Saúde do Centro, ao ministro da Saúde e ao primeiro-ministro.

O problema do Hospital de Aveiro foi levantado pelo deputado do Bloco de Esquerda Ivar Corceiro, durante o período antes da ordem do dia da sessão ordinária de fevereiro da AM de Aveiro.

Numa alusão ao problema com as listas de espera para as consultas de hematologia no CHBV, que ultrapassa os 600 dias, o bloquista disse que este Governo está a “enviar estes doentes diretamente para a morte com esta política”.

A este problema junta-se a falta de macas, realçou Ivar Corceiro, lembrando que esta situação “já obrigou inúmeras ambulâncias a ficarem inoperacionais durante várias horas no hospital”.

O líder da bancada do PS, Filipe Neto Brandão, também se mostrou preocupado com o futuro do hospital, manifestando ao presidente da Câmara de Aveiro todo o apoio na luta que quiser desenvolver, no sentido de qualificar aquela unidade de saúde.

O socialista exortou ainda o autarca para que “não seja meigo no tratamento a dispensar ao ministro da Saúde”, atendendo a que o governante já teria conhecimento do problema das consultas de hematologia há mais de um ano e “nada fez”.

O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves (PSD/CDS/PPM), disse que o hospital “está mal de velho” e lembrou que a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro já pediu a intervenção do primeiro-ministro na qualificação do CHBV.

“Chamámos o primeiro-ministro a intervir no processo, porque, obviamente, já está percebido que com este ministro da saúde não vamos lá e com a sua equipa de secretários de Estado não vamos lá”, concluiu o autarca.

 

 

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.