Feiras anuais divulgam queijo produzido na região da Serra da Estrela

Posted by
Spread the love

queijo_serra

O queijo Serra da Estrela vai estar em destaque nas feiras que os municípios da região organizam nesta altura do ano, para promoção de um produto genuíno que tem um grande peso na economia das populações locais.

A região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela integra os concelhos de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Seia, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Mangualde, Covilhã, Carregal do Sal, Nelas, Trancoso, Aguiar da Beira, Arganil, Tábua, Tondela e Viseu.

Este ano, os municípios do distrito da Guarda escolheram o fim de semana do Carnaval para a realização das feiras anuais que, para além de divulgarem o queijo de ovelha produzido localmente, têm também como objetivo captar visitantes.

Celorico da Beira, com o epíteto de “Capital do Queijo Serra da Estrela”, abre o ciclo de certames, promovendo a feira anual do queijo nos dias 28 fevereiro, 01, 02 e 03 de março.

Nos últimos três anos, no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela, os três municípios que a constituíam – Seia, Gouveia e Fornos de Algodres – recebiam um certame em regime de rotatividade, mas com a criação da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, cada autarquia voltou a organizar feiras de forma individualizada.

Assim, a Câmara Municipal de Seia realiza, no fim de semana do Carnaval, dias 01 e 02 de março, um evento dedicado à promoção do queijo e dos produtos endógenos do concelho.

Já o Município de Gouveia promove a festa de homenagem aos pastores e às queijeiras locais, no dia 02 de março, domingo de Carnaval.

Segundo a autarquia, na área do município existem 11 queijarias licenciadas, uma delas a certificar queijo Serra da Estrela, e cerca de 50 produtores.

Fornos de Algodres irá realizar a sua feira no dia 08 de março, no recinto do mercado municipal.

O evento anual pretende “mostrar e manter viva a autenticidade e a genuinidade da produção do queijo Serra da Estrela, a sétima maravilha da gastronomia nacional”, segundo a Câmara Municipal de Fornos de Algodres.

O concelho de Aguiar da Beira também valoriza a fileira do queijo com a realização, no dia 02 de março, da 1.ª Festa do Pastor e do Queijo, agendada para a localidade de Mosteiro, freguesia de Penaverde.

Nesta altura do ano, Manteigas, em pleno coração da Serra da Estrela, também dedica atenção ao queijo de ovelha e faz a sua promoção durante a XXI Expoestrela – Feira de Artesanato e Mostra de Atividades, que vai decorrer de 01 a 04 de março.

A autarquia de Trancoso e a AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira promovem o queijo e outros produtos locais, nos dias 28 de fevereiro, 01, 02, 08 e 09 de março, na 11.ª edição da Feira do Fumeiro, dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira, a realizar no Pavilhão Multiusos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.