Familiares de mineiros falecidos viajam de Nelas até Bruxelas

Posted by
Spread the love

Urgeiriça

Familiares de mineiros que morreram de cancro depois de terem trabalhado na Empresa Nacional de Urânio (ENU) partiram hoje para Bruxelas para reclamar o pagamento de indemnizações.

É uma delegação de 25 antigos trabalhadores e familiares de colegas falecidos, alegadamente devido à exposição à radioatividade. Saíram a pé da Urgeiriça na manhã desta segunda-feira, a caminho de Nelas, onde entraram no autocarro que os está a levar a doestino.

Levam uma faixa negra com a inscrição “Associação de Trabalhadores das Minas de Urânio (ATMU), vítimas de radioatividade, a luta continua”.

Os antigos trabalhadores da ENU lutam há vários anos para que sejam pagas indemnizações aos familiares dos colegas que morreram com cancro.

“Vamos a Bruxelas com dignidade mostrar a nossa razão”, disse o presidente da ATMU, António Minhoto, culpando o Estado português “de todas as mortes que assolaram a família mineira”, uma vez que a ENU era uma empresa pública. O porta-voz do movimento acredita que terão morrido nestas circunstâncias cerca de 150 trabalhadores.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.