Bicicleta híbrida inventada em Tondela

Posted by
Spread the love

lupa

Uma bicicleta híbrida que atinge 80 quilómetros por hora e tem autonomia para 100 quilómetros foi construída de raiz por Luís Pacheco, de Tondela, que quer despertar a curiosidade das pessoas para a mobilidade elétrica.

Com 39 anos, considera-se “um inventor e autodidata”, porque não tem formação específica em qualquer área. Trabalha numa empresa que fabrica equipamentos industriais, onde é responsável de projeto, sobretudo no que respeita ao desenvolvimento de conceitos mecânicos.

Foi lá que teve a ideia de construir a bicicleta híbrida (elétrica e a pedal), que tem o nome de LUPA, com um visual arrojado e que funciona com duas baterias de lítio. Demorou dois anos e quatro meses de horas livres e de fins de semana a ser construída. “Agora as pessoas estão a interessar-se, mostram-se curiosas acerca da bicicleta, porque já estão muito mais predispostas a inteirar-se sobre o que se está a passar na área da mobilidade elétrica”, considerou.

Há dois meses, Luís Pacheco colocou-a num “site” de vendas diretas, pela oferta mínima de 9.750 euros, “só para localizar as pessoas em termos de custo de produto”.

“Com uma produção continuada, a bicicleta tornar-se-ia muito mais acessível. Quanto maior for o número de unidades a produzir, teoricamente mais barato se torna o preço”, explicou.

A LUPA pode atingir 80 quilómetros por hora, mas Luís Pacheco alertou que a legislação só permite 25 quilómetros por hora, tendo uma consola digital que permite programar a velocidade máxima. Com uma única carga, percorre mais de cem quilómetros por hora, demorando as duas baterias sete a oito horas a carregar.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.