Alunas da Escola Agrária de Coimbra produzem medronheiros clonados

Posted by

medronhos

Duas alunas da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) criaram uma empresa para produzir medronheiros através de clonagem. É um de dois projetos nesta área, apoiados pela escola.

“Existe uma procura grande de plantas melhoradas. Havia necessidade de dar resposta e nós, como escola, não tínhamos essa capacidade”, afirma Filomena Gomes, docente e investigadora da ESAC.

Durante o estágio curricular com a professora Filomena Gomes, Patrícia Figueiredo e a sua colega Rita decidiram criar a empresa Green Clone, tendo apresentado para o efeito uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), para jovens agricultores.

A direção da ESAC concordou que a empresa das antigas alunas ficasse em incubação na escola, onde produzem milhares de medronheiros pelo método de clonagem de espécies silvestres, selecionadas com a colaboração de agricultores, tendo em conta a qualidade e a quantidade dos frutos produzidos.

“A grande utilização do medronho penso que será sempre a aguardente, mas tem outras utilizações, se produzirmos frutos maiores”, preconiza a docente Cristina Franco.

10 Comments

  1. O Medronho é muito BOM, vão em frente !!!!!!

  2. Atenção muita atenção passa a ser um produto geneticamente modificado com perigos ainda desconhecidos para a saúde pública …. prefiro os autênticos bem como a fruta feia, já lá vai a moda de que a fruta grande e luzidia é que era boa … Estão a ir no mau caminho ….

    • Falas muito e pouco sabes! Um clone, neste caso, é uma planta que apresenta as mesmas caracteristicas que a planta-mãe de onde é originária.. Muito sucintamente explicado: Tens uma planta que tem boas produções em quantidade/qualidade, gostas dela e queres ter plantas iguais então –> Cortas alguns ramos, pões na terra com condições adequadas e com sorte eles formarão raízes, dando origem a novas plantas, iguais, ou seja, CLONES da planta que tinhas anteriormente!

  3. Ora aqui está algo inovador e potencialmente rentavel

  4. Portugal precisa é de gente jovem com ideias novas para tirar este país da lama. Não precisamos de mais emigrantes !!!

    Força aí com os medronhos !!!!

  5. luis diogo says:

    como posso adequirir plantas para 2 hectares?

  6. Cândido Martins says:

    Também gostaria de adquirir alguns,na ordem dos quinhentos,para arborizar uma pequena encosta sub aproveitada na região de Torres Novas. Onde os poderei obter?.E o solo? será que carece de alguma preparação especial? Agradeço desde já a informação que quiserem fazer o favor de me enviar. C.Martins.

  7. Ilidio Rodrigues says:

    Boa tarde,
    Será que me podem ajudar?
    Tenho uma área razoável ocupada com medronheiros na zona de Penela, estas arvores nunca sofreram qualquer tratamento e neste momento têm mais de 5 m de altura, cada pé tem cerca de 6 a 7 troncos, como hei-de fazer para melhorar a condição das plantas?
    Obrigado

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*