Fraca presença em escolas e livrarias dita crise da poesia

Spread the love

29 POETAS NO GIL VICENTE LC (6)Editores de Portugal e de Espanha consideraram num encontro, em Coimbra, que a pouca visibilidade da poesia nas escolas e nas livrarias é a principal dificuldade que o universo editorial atravessa na península ibérica.

“Só 30% das livrarias querem receber livros de poesia. Os editores quase que parecem traficantes que fazem isto na clandestinidade”, constatou Fran Alonso, da editora galega Editorial Xerais, durante o encontro “Poesia e Edição”, que decorreu ao fim da tarde de terça-feira no Teatro Académico de Gil Vicente, no âmbito do programa Mostra Espanha 2013, e que reuniu poetas e editores dos dois países ibéricos.

Manuel Borrás, da editora espanhola Pre-textos, considerou que é “raro encontrar um lugar onde o livro de poesia possa habitar numa livraria”, salientando que “nada é pior do que ser-se desconhecido”. A responsabilidade de dar visibilidade ao livro terá que “ser um trabalho a três: o leitor, o editor e os livreiros”, de forma a que a poesia “perdure nas livrarias”. Os leitores “deveriam exigir lugares para a poesia”, frisou.

 

Ver versão completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.