Opinião – Três histórias com amor

Posted by
Spread the love

HELDER RODRIGUESHélder Rodrigues

1.Três Histórias de Amor

Uma cidade é uma realidade dinâmica e complexa. Coimbra como cidade de grande historial e prestígio não foge à regra, A sua matriz de “cultura e conhecimento” confere-lhe uma mística reconhecida em todo o Mundo, e elogiada por todos os que a visitam.

Há que fazer justiça a um grande número de instituições e personalidades que lutam por esta cidade com trabalho e paixão constituindo-se em casos de sucesso, que muitas vezes passam despercebidas das pessoas menos atentas e mais pessimistas. No curto espaço de uma semana assisti a três eventos que prestigiaram e engrandeceram Coimbra, com a curiosidade de terem sido realizados fora das muralhas urbanas da cidade. Ouso chamar-lhes três histórias de amor!

 

2.Um Embaixador que prestigia Coimbra

O primeiro evento aconteceu há dias nas Termas de S Pedro do Sul, onde o Fado ao Centro encantou o vasto auditório, a transbordar de gente, com uma magnífica Serenata de Coimbra. Ao longo da mesma João Farinha explicou, de forma apaixonada, o que é Coimbra, a sua Universidade, as suas tradições, as suas gentes e os seus valores. Foi mais que uma Serenata, foi uma Noite de Coimbra com uma elevação, uma qualidade, uma paixão que a todos encantou.

Sei que o Fado ao Centro, para além das inúmeras actuações que tem feito pelo país, vai agora em Novembro em digressão pelo Brasil e depois pela Holanda. Fado ao Centro, um Embaixador que prestigia Coimbra, levando-a ao coração das pessoas, que têm o privilégio de os ouvir!

 

3.O Jovem que vai ao encontro das populações

O segundo evento, poucos dias depois, aconteceu na Casa do Povo de Souselas, a abarrotar de gente. João Pinho, jovem investigador de Coimbra, apresentou a excelente Monografia daquela Freguesia. Um trabalho começado em 2007, que envolveu, inacreditavelmente, cerca de 100 pessoas e 15 entidades da terra.

Ao longo de 12 anos, o autor já realizou as Monografias de Santa Cruz, S. João do Campo, Eiras, Botão e Arzila. Esta foi a 6.ª freguesia do Concelho de Coimbra. São obras a que a população adere de forma entusiástica, ficando a conhecer o seu passado, fortalecendo a sua auto estima, honrando o presente e ajudando a construir o futuro salvaguardando a identidade e as memórias locais. Um trabalho notável deste jovem investigador feito com as populações e para as populações!

 

4.Uma coligação notável para uma causa nobre

O terceiro evento aconteceu na nossa tão estimada Figueira da Foz. Um concerto solidário a favor da APCC- Associação Paralisia Cerebral de Coimbra (presidida por António Silvestre).

Uma coligação notável para uma causa nobre; O Casino da Figueira (entidade chave na vida da Figueira), a Banda da PSP (prestigiada força ao nível da segurança de todos nós), o Coro dos Antigos Orfeonistas da UC (esses generosos coralistas que são parte do Património Imaterial da Humanidade). Em palco cerca de 100 artistas, num concerto de elevada qualidade, que calou fundo no coração da assistência. Um exemplo de amor pelos outros e do muito que se pode fazer pelo desenvolvimento turístico, económico e cultural da Região Centro.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.