Opinião – Ocupação

Posted by
Spread the love

MARISA MATIAS

Marisa Matias

Nos últimos dois anos, houve quem duvidasse que Portugal estivesse mesmo sob ocupação da Troika. Exagero de análise ou exagero de linguagem, foi-nos dito, sobretudo por quem defende que este é o caminho.

Quando, por duas vezes, as ruas de Portugal ficaram a rebentar pelas costuras, com milhares e milhares de pessoas a pedir que a Troika deixasse Portugal, logo vieram os que repetem que eles são nossos amigos. Hoje, apesar de todas as evidências, há quem continue a insistir que não podemos viver sem a Troika. Se dúvidas houvesse, foram dissipadas quando se percebeu que nem Paulo Portas teve capacidade de se demitir.

O que se tem passado à frente dos nossos olhos é escandaloso. Num cenário democrático, quando um ministro, presidente do partido da coligação, pede demissão “irrevogável”, isso significa que o governo cai e que há eleições. No entanto, num país ocupado como Portugal, assim não foi. O primeiro-ministro foi a Berlim pedir orientações, o Presidente da República deu uma mãozinha e percebeu-se, mais uma vez, o tamanho poder da Troika, do mundo da finança e dos mercados por via dos seus lacaios.

O horror às eleições é a política oficial da Troika e da União Europeia e percebe-se. As eleições são neste momento o único instrumento que poderia permitir libertar Portugal da austeridade e recuperar a soberania. Digo “poderia” porque em democracia é assim mesmo, o resultado está em aberto. A luta pela democracia tornou-se, por isso, cada vez mais central nas nossas vidas. Dela tudo depende neste momento em Portugal, e a cada dia que passa está-nos a ser negada.

Passos Coelho dizia há alguns dias que não poderíamos ter eleições antecipadas porque elas “antecipam a incerteza”. Para além de tudo o resto, é preciso ter lata. Um momento em que não se sabe bem qual é o governo ou quem são os ministros em exercício não é propriamente um cenário de “certeza”. No entanto, como o significado das palavras é mais fundo, sabemos muito bem o que Passos Coelho quis dizer. Devolver a palavra ao povo é pôr em causa a continuidade da obediência à Troika e aos mercados, essa sim a única certeza que o governo tenta preservar nos tempos que correm.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.