Opinião – Até sempre, amigo Mário Nunes

Posted by

Braga da Cruz

Braga da Cruz

Sexta-Feira. 17.00 horas. O telemóvel toca. Atendo. É o Dr. Mário Nunes. Calmo, sereno, amigo. Quer falar de assuntos comuns mas de grande alcance e interesse para Coimbra.

Na sua voz não detecto, para além da amizade, lealdade e arreigado apego a princípios inultrapassáveis, a que já estávamos habituados, nada de anormal ( esta conversa, prometo Mário Nunes, ficará arquivada SÓ na minha memória ).

Sábado. 10.00 horas. O telemóvel toca. Atendo. E o que me perguntam deixa-me perplexo: o Dr. Mário Nunes faleceu ?

Respondo de imediato: “Não. Não pode deixar de ser boato. Tive ontem com ele uma larga conversa e estava muito bem disposto. Como sempre calmo, cordato, amigo e sobretudo leal, pugnando pela verdade e respeito pelo próximo”.

Mas a dura e crua confirmação veio pouco depois. Era a dolorosa mas inultrapassável verdade.

O cidadão, homem da cultura, lutador, humanista, escritor, homem de convicções, de grande dedicação a Coimbra, ao povo e à sua cultura, sempre disponível para ajudar as causas dos mais desprotegidos, abalara para outras paragens.

Fica-me a mágoa de não termos terminado “aquela” conversa de sexta-feira e, sobretudo, a análise dos seus pressupostos… Fica para um dia destes.

Muitas instituições a que estava intimamente ligado irão sentir a sua falta pois homens de “uma só palavra” vão rareando e amantes de Coimbra das suas gentes e tradições (sem jogos “coloridos”) vão sendo cada vez mais difíceis de encontrar.

Deixa um vasto legado cultural e humanista pelo qual lutou sempre abnegadamente.

Por mim, pelo Clube da Comunicação Social de Coimbra, saberemos honrá-lo.

Até sempre amigo MÁRIO NUNES.

2 Comments

  1. António Matos says:

    Tanto intusiasmo e tanta dedicação em tudo o que se metia fazia-o com grande paixão.__E por tudo isso não raras vezes foi incompreendido e tambem por tanto ter trabalhado (não sabia dizer não) em prol da comunidade a vida tramou-o desta maneira. Resta-lhe o tributo de tantos que o compreenderam e lhe agradecem o que fez por Coimbra e pelas Instituições com que colaborou.Que descanse em paz.
    Um colega dos orgãos sociais da PREVIDENCIA PORTUGUESA

  2. Fwenando Reis Costa says:

    Enquanto esperava no restaurante que me fosse servido o almoço, ao ler o " Diário As Beiras" deparei-me com a triste notícia do falecimento do Dr. Mário Nunes.
    Chamou-me especial atenção o artigo de opinião de Braga da Cruz, pela forma espontânea e sentida como descreve tão inesperada perda e o modo de como dela teve conhecimento.
    Tenho do Dr. Mário Nunes um episódio que jamais esquecerei, e que se compagina integralmente no seu modo de ser e de estar, como um Homem bom, culto, amigo da Cultura e de Coimbra.
    Em 2009 organizei um Encontro de Poetas, a nível nacional, na Casa da Cultura da CM de Coimbra, cujo pelouro era do Dr. Mário Nunes.
    As portas foram abertas. Tive todo o apoio do então vereador da Cultura Dr. Mário Nunes e seus colaboradores, ao ponto de me (nos) surpreender com o Grupo de Fados "Guitarras de Coimbra" da Associação Cultural Coimbra Menina e Moça.
    Estes gestos só os têm pessoas como o Dr. Mário Nunes, que a todos nos marcaram muito positivamente.
    Obrigado, Dr. Mário Nunes!
    Obrigado, Braga da Cruz, pelas suas palavras que me comoveram ao lê-las.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*