Unesco reconheceu a importância da Universidade na história da Humanidade, diz reitor

Posted by
Foto Gonçalo Manuel Martins

Foto Gonçalo Manuel Martins

O reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, afirmou em nota enviada à Agência Lusa que “mais do que o reconhecimento do valor arquitetónico do complexo universitário de Coimbra, esta decisão da UNESCO sublinha o valor universal da cultura e da língua portuguesas e reconhece o papel central que Portugal teve na formação do Mundo, tal como hoje o conhecemos”.

A UC foi a única universidade portuguesa durante tantos séculos e a classificação como património mundial “reconhece a ação central que a Universidade de Coimbra tem vindo a desempenhar na história da humanidade”, realça a nota.

Por outro lado, destacou o “imenso significado” para a cultura portuguesa que representa a distinção da universidade como Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

“Existem neste momento classificadas duas ou três universidades. É um clube muito restrito. Ter a Universidade de Coimbra presente nessa lista tão pequenina é um privilégio fantástico”, declarou João Gabriel Silva à agência Lusa.

O comunicado realça ainda que, para comemorar a inscrição da Universidade de Coimbra – Alta e Sofia na lista do Património Mundial da Humanidade, o reitor convida à participação de todos na iniciativa “Coimbra em Festa”, a decorrer na Praça do Comércio, na Baixa de Coimbra, a partir das 16H00 de domingo.

Refira-se que a Universidade de Coimbra (UC) foi classificada hoje pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) Património Mundial da Humanidade.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.