Partido os Verdes alerta para exploração de unânio perto da fronteira de Vilar Formoso

Posted by
DR

DR

O Partido EcologistaOs Verdes” (PEV) teme que o licenciamento de um projeto de exploração de urânio na região de Salamanca, a menos da uma centena de quilómetros da fronteira de Vilar Formoso, tenha “consequências danosas” para Portugal, por ser uma atividade de “forte impacto ambiental e de elevado risco”.

O PEV pergunta ao Ministério do Ambiente se tem conhecimento dos projetos de mineração de urânio a céu aberto em Espanha, na região de Salamanca, “a escassos quilómetros de Portugal”.

O processo de licenciamento refere-se a um projeto de exploração de urânico na região de Salamanca a pedido da empresa Berkeley Minera España, S.A.

Segundo o partido ecologista, há ainda um projeto de reabrir para exploração as minas de urânio de Retortillo-Santidad, “da mesma firma, perto da fronteira portuguesa”.

No comunicado, alerta-se ainda para a facilidade com que as partículas do rádon são transportadas a longas distâncias, sendo passíveis de entrar sem dificuldade no sistema respiratório, no ecossistema e na cadeia alimentar.

One Comment

  1. Zé do Campo says:

    Isso não tem qualquer problema… Os Portugueses são, para os Espanhóis, uma espécie inferior e precisamente por isso, as minas são abertas junto da fronteira com a província rebelde… Depois, do lado de cá, na província rebelde, os administradores coloniais (agora, não ao serviço de Espanha mas sim ao serviço dos Boches de Berlim), como nem são colaboracionistas à moda da República de Vichy e como defendem acerrimamente o interesse dos Portugueses (nem os mandam emigrar e nem os condenam à fome para sustentar as respectivas negociatas com que andam a arrotar almoçaradas e jantaradas à custa do tuga), quanto muito irão perguntar a Madrid se porventura Madrid não quer tomar uma pequena parcela do território tuga para expandir a área de mineração e mandar foder os tugas… isto porque estes bandalhos nem são uns novos Migueis de Vasconcelos e nem têm a cartilha do tio Adolf, para perpetrar sobre o próprio povo o que o tio Adolf perpetrou sobre os judeus…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.