GNR de Viseu preocupada com acidentes com tratores

Posted by

GNR DR

O comando territorial de Viseu da GNR mostrou-se preocupado com os acidentes com tratores agrícolas que se têm registado frequentemente no distrito e que esta semana já provocaram a morte a duas pessoas.

Na quinta-feira, em Penedono, um acidente de trabalho com um trator agrícola levou à morte do seu condutor, de 48 anos. Já na segunda-feira, em Vouzela, uma idosa de 80 anos tinha morrido pelo mesmo motivo.

Em comunicado, o comando territorial de Viseu da GNR refere que este ano já registou 12 acidentes com tratores, tendo nove deles sido acidentes de trabalho e três de viação.

“Destes acidentes resultaram sete mortos e três feridos, sendo que a média de idades das vítimas é de 58 anos”, acrescenta.

Segundo a GNR, entre 2010 a 2012 ocorreram no distrito de Viseu 100 acidentes com tratores – 29 de trabalho e 71 de viação – dos quais resultaram 14 mortos e 42 feridos.

Atendendo aos “números preocupantes”, a GNR aconselha os condutores de tratores a terem alguns cuidados, como não esquecerem as estruturas de proteção (concretamente o chamado arco de “Santo António”), que “podem evitar a morte do condutor ou reduzir a gravidade dos ferimentos”.

“Não conduza sob efeito do álcool, fadiga ou com excesso de velocidade. Respeite os limites do trator. Não o sobrecarregue nem transporte passageiros ‘à pendura’. É proibido e perigoso”, acrescenta.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.