Diretora do Museu Nacional do Desporto visitou o Ginásio Clube Figueirense

Posted by

 

 

Ana Semblano, diretora do Museu Nacional do Desporto, visitou a sala-museu e arquivo histórico do Ginásio Clube Figueirense (GCF), um clube com 118 anos, que, devido a essa longevidade, suscitou o interesse da visitante, adianta nota de imprensa do clube.

A visitante foi recebida por Ana Rolo, presidente do clube, e pelos responsáveis ginasistas Joaquim de Sousa, Rute Costa, José Sopas, Francisco Marques Simões e João Gomes.

“Ana Semblano não escondeu a sua admiração pela excelente organização do clube figueirense, referindo por diversas vezes que era “espantosa a forma organizada do arquivo histórico e da sala museu”, bem como a preservação digna de toda a documentação” que deve ser “um orgulho de todos os ginasistas”, acrescenta a nota de imprensa.

Na sala museu, “a disposição, por décadas, de galhardetes, troféus, fotografias, equipamentos e adereços de diversas modalidades praticadas no clube deixou sem palavras” a diretora do Museu do Desporto, que na visita ao Ginásio “conheceu a riqueza invulgar de mais de 100 anos de desporto dignamente preservados”, realça a mesma fonte.

Aquela responsável visitou ainda o centro náutico do GCF, na Fontela, onde recebeu, simbolicamente, a oferta de uma embarcação antiga, de madeira, batizada em 1980, que o Ginásio disponibilizou ao Museu Nacional do Desporto.

“Uma instituição nacional como o Museu do Desporto manifestar interesse em realizar esta visita, foi uma honra para o Ginásio e constitui o reconhecimento do trabalho que desde há muitos anos tem sido desenvolvido pela comissão do arquivo histórico do clube”, remata a nota de imprensa do clube da Figueira da Foz.

One Comment

  1. Augusto Sena Cardoso says:

    GINÁSIO CLUBE FIGUEIRENSE, o meu clube (sócio nº 741) são 118 ANOS com "ESTÓRIAS" de encantar, a grande Família Ginasista, sempre foi muita unida, com dirigentes dedicadissimos ao longo da sua longa, história, foi assim que construimos um Património riquissimo, ao longo dos anos de fazer inveja a muitos clubes, mas foi a GRANDE ALMA GINASISTA, aqueles que já se libertaram da Lei da morte, e aqueles que ainda cá estão, não param de pensar no nosso Clube, e de certeza que o nosso sonho, ainda vai vingar que é a construção da NOVA PISCINA COBERTA, conhecendo a fibra dos nossos dirigentes eles não vão parar !!! VIVA O GINÁSIO CLUBE FIGUEIRENSE .

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.