Consumo de leite em queda mas exportações aumentam

Posted by
Spread the love

24 leitePortugal registou em 2012 uma quebra de consumo de leite, em relação ao ano anterior, a rondar os três por cento, confirmando uma tendência de descida que se arrasta desde 2009.

Os dados são sustentados num recente estudo sobre o setor dos laticínios (leite/manteiga) realizado pela consultora DBK, filial da Informa D&B que, mesmo assim, avalia o mercado português em 485 milhões de euros.

Ao mesmo, faz a comparação com o mercado espanhol, que, em volume de negócios, é seis vezes maior, atingindo um total ibérico de 3.115 milhões de euros.

Por outro lado, a manteiga embalada, como produto derivado do setor dos laticínios, tem um peso relativo maior em Portugal do que em Espanha, representando apenas cinco por cento do valor do leite embalado em Espanha, e crescendo para uma proporção de um para dez em Portugal.

Quanto às respetivas quebras no consumo, no caso do leite, o decréscimo foi de 2,9 por cento, enquanto no país vizinho foi menor, da ordem de 1,2 por cento. O consumo de manteiga baixou 8,7 no país vizinho e quatro por cento dentro de portas.

 

Ver versão completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.