Concelhos da região Centro com “muito elevado” risco de incêndio

Posted by
Foto Carlos Jorge Monteiro

Foto Carlos Jorge Monteiro

35 concelhos de 11 distritos de Portugal continental estão hoje, terça-feira, sob “risco muito elevado” de incêndio, de acordo com informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

Em “risco muito elevado” de incêndio estão, principalmente, concelhos da região Centro, dos distritos de Viseu (cinco), Aveiro (dois), Coimbra (três), Leiria (três) e Castelo Branco (três), mas todo o território português apresenta risco “muito alto” de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o IPMA.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde, se o nível exceder os limites de segurança. O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o “baixo” e o “extremo”, sendo o máximo o onze.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado, aumentando temporariamente de nebulosidade no interior durante a tarde e vento fraco, tornando-se gradualmente em geral fraco do quadrante oeste a partir do início da tarde.

Quanto às temperaturas, prevê-se uma máxima de 30 graus em Lisboa e 29 graus em Coimbra. Ontem, segunda-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 66 fogos que foram combatidos por 1.055 operacionais, apoiados por 294 veículos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.