Coimbra inscrita como Património Mundial da Unesco (em atualização)

Spread the love

08 UNIVERSIDADE COIMBRA LC

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) inscreveu esta manhã Coimbra – Universidade e Sofia na lista do património mundial.

A reunião da UNESCO está a decorrer em Phnom Penh, no Camboja, com os delegados a aplaudirem de pé a aprovação da candidatura de Coimbra.

A candidatura da Alta universitária e da Rua da Sofia, na Baixa da cidade, a Património da Humanidade abrange uma área total de 35,5 hectares e uma zona de proteção com 81,5 hectares.

Os edifícios submetidos à apreciação da UNESCO – o conjunto de “pedras com ideias lá dentro” –, dividem-se, de algum modo, em quatro núcleos: colégios da Rua da Sofia (“onde a história da Universidade começou”), Pátio das Escolas (“o coração da Universidade de Coimbra, com sedimentos moçárabe, memórias da primeira dinastia portuguesa e uma das bibliotecas mais belas do mundo”), Edifícios da reforma Pombalina (“marcas da revolução do conhecimento no século XVIII) e Complexo do Estado Novo (“face da mudança da Alta de Coimbra”).

Na Baixa, além de sete colégios da Rua da Sofia, a candidatura inclui o Mosteiro de Santa Cruz, o Palácio de Sub-Ripas e o Antigo Colégio das Artes, no Pátio da Inquisição.

Na Alta, além do Pátio das Escolas, com a Biblioteca Joanina, a Torre e a Via Latina, o projeto integra sete colégios, a Imprensa da Universidade, o Laboratório Químico, as casas dos Melos e das Caldeiras, o conjunto edificado pelo Estado Novo (Biblioteca Geral, Arquivo da Universidade, faculdades de medicina e de Letras e departamentos de Física, de Química e de Matemática), o Jardim Botânico e a Sé Velha.

Em relação ao património imaterial, a candidatura também faz “a ponte entre o passado e o futuro”, como sublinha a documentação sobre o projeto, entretanto publicada, recordando que a UC é o “berço da língua portuguesa”, é “conhecimento e sua difusão”, tradições académicas (da instituição e dos seus alunos), Canção de Coimbra e repúblicas de estudantes.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.