Prémio Literário Aldónio Gomes atribuído a Paula Teixeira de Queiroz pela Universidade de Aveiro

Posted by

paulateixeiraqueirPaula Teixeira de Queiroz venceu a segunda edição do Prémio Literário Aldónio Gomes, atribuído pela Universidade de Aveiro (UA), com o livro “A Bruxa de Grade“, anunciou hoje aquela universidade.

Advogada de profissão, Paula Teixeira de Queiroz já publicou duas coletâneas de contos, em 2010 e 2012, e verá o seu terceiro trabalho publicado pela própria Universidade de Aveiro.

“A Bruxa de Grade” é uma narrativa de 200 páginas divididas em 54 capítulos, com uma personagem principal que vive bem e não precisa de trabalhar. Mas, ao longo do desenvolvimento da narrativa, o leitor vai-se apercebendo que a realidade não é bem essa?

O galardão foi criado pela UA, através do Departamento de Línguas e Culturas (DLC), em outubro de 2011, como homenagem a Aldónio Gomes, pedagogo, estudioso e divulgador da língua portuguesa e das literaturas africanas de língua portuguesa, que doou o seu espólio à Universidade de Aveiro.

O Prémio Literário Aldónio Gomes pretende também estimular a criação literária e a revelação de novos autores, destinando-se este ano a galardoar um inédito de autor português, ou de país de língua oficial portuguesa, nas categorias de novela ou de conto.

De acordo com António Manuel Ferreira, professor no DLC, “A Bruxa de Grade” é um livro “estruturado como uma narrativa policial”, ou não fosse a autora admiradora de Agatha Christie, o que se reflete na facilidade com que se lê o livro, uma vez que se trata de um “narrativa de grande destreza e ritmo compulsivo”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.