PCP questiona Governo sobre ajuda a fruticultores do Távora afetados por geada

Posted by

greengold-2O grupo parlamentar do PCP questionou a ministra da Agricultura sobre as medidas que está a pensar tomar para ajudar os agricultores da região do Távora que viram a sua produção de maçã perdida devido à geada.

Na pergunta entregue na segunda-feira pelo deputado Miguel Tiago na mesa da Assembleia da República é referido que, “nas madrugadas de 28 e 29 de abril, ocorreram geadas no distrito de Viseu, na região de Moimenta da Beira, que afetaram duramente os pomares de maçã dessa região”.

“A geada danificou aproximadamente 60% a 70% da produção deste ano”, refere o deputado, acrescentando que, a agravar esta situação, “uma boa parte dos fruticultores da região não tem seguro de colheita”.

Segundo o presidente da Associação de Fruticultores da Beira Távora, a falta de seguro deve-se ao facto de “terem sido exigidas condições pouco razoáveis pelas seguradoras”, recorda.

Miguel Tiago lembra “a importância da produção de maçã para a economia regional daquela região” e as “inúmeras dificuldades” que terão os fruticultores e todos os que, “direta ou indiretamente, trabalham na fileira”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.