PCP exige saber razões de fecho de estações dos CTT

Posted by
Spread the love

CTT LOJA DR

O PCP marcou para esta quarta-feira um debate potestativo na Assembleia da República para forçar o Governo a explicar as medidas previstas para os Correios, nomeadamente o “encerramento de centenas de estações dos CTT“.

“Os Correios têm desde há séculos um papel estruturante do ponto de vista económico e do funcionamento do país e é assim, eu diria, em qualquer parte do mundo, para o próprio funcionamento do Estado”, explicou o deputado comunista Bruno Dias, em declarações à Lusa.

O grupo parlamentar comunista anunciara a 24 de abril, durante as suas jornadas parlamentares, em Viana do Castelo, a convocação desta discussão no Parlamento, forçando assim o executivo da maioria PSD/CDS-PP a estar presente na sessão plenária, embora ainda não esteja confirmado oficialmente o nome do representante da tutela.

“O PCP tentou de várias formas realizar audições parlamentares com o Governo, com a Autoridade Nacional das Comunicações, com a administração e os trabalhadores dos CTT, mas foram sempre inviabilizadas pela maioria, que votou contra. Agora vão ter de vir a debate”, continuou o parlamentar comunista, alertando para o facto de, no último ano, já terem sido “perdidos” 670 postos de trabalho nos CTT.

Para Bruno Dias, os Correios são “um serviço de proximidade muito importante para as pessoas, que têm uma relação de confiança que dificilmente têm com qualquer outro negócio, quando se trata de notificações do Estado, da pensão de reforma, uma informação, um esclarecimento, a privacidade e confidencialidade da correspondência e da vida das pessoas”.

“Neste contexto de aperto económico das populações em que as pessoas têm cada vez mais o dinheiro contado para chegar ao fim do mês, há outro problema que vamos colocar que é a política de preços e de tarifas”, disse, realçando ter sido anunciado um “aumento médio anual de 2,9 por cento”, o qual esconde que “o selo normal, que diz mais às pessoas no dia-a-dia, aumentou de 0,32 para 0,36 cêntimos, ou seja, 12, 5 por cento”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.