Opinião – Na verdade, é tempo de uma solução global!

Posted by
Spread the love

LUIS VILARLuís Vilar

Nos últimos tempos temos ouvido, tudo por causa da crise, algumas afirmações de Políticos, Investidores, Académicos e, pasme-se, também, do Senhor Presidente da República.

Belmiro de Azevedo afirma: “só com salários mais baixos é que se combate o desemprego”. Na sequência, aliás, do que tinha dito o patrão do BPI: Fernando Ulrich.

O Governo continua a tentar tratar a “doença” com a receita que em nada fez diminuir o défice público, mantendo uma austeridade que começa a ultrapassar o limite do razoável.

O Presidente da República lamenta a situação em que se encontram os Portugueses, mas não vê outra solução que não seja a austeridade

Na verdade, podemos considerar que as ideias de Belmiro de Azevedo são muito parecidas com as que se praticam em Cuba.

Nesse maravilhoso País a taxa de desemprego é de 0%, sim, disse bem, é de 0%, mas importa euros referir que o salário mínimo do Estado que tudo ou quase tudo emprega, é de cerca de 15 euros/mês.

Ora, alguns dos nossos Investidores, como Belmiro de Azevedo, têm a mesma receita para os Portugueses. Naturalmente, se o ordenado mínimo em Portugal, fosse de 150 euros por mês, a taxa de desemprego, em vez de ser de 17%, seria de 5 ou 6%, com a pobreza a aumentar.

Contudo, a incongruência destes Investidores ainda é maior, uma vez que, ao mesmo tempo que defendem a descida de salários, entendem que é necessário dinheiro para relançar a economia.

Como só há economia com produção e com consumo, pergunta-se o que é que pretendem verdadeiramente.

O Sr. Presidente da República, com o discurso que fez no 25 de Abril, deixou (se é que ainda o era) de ser um factor de estabilidade na sociedade portuguesa, uma vez que em definitivo, vestiu a camisola partidária. Mais, pode vir a ser o verdadeiro responsável pela radicalização política em Portugal, uma vez que não deixou espaço de manobra para um entendimento Nacional, reduzindo tudo a esquerda e direita.

O Governo, à deriva, lá vai tentando, sempre erradamente, cumprir os 2 anos de legislatura que ainda lhe faltam, esquecendo-se que a verdadeira crise só tem solução a nível global europeu.

Esteve bem o Secretário-Geral do PS, António José Seguro, que defendeu a resolução da situação de Portugal, como da Grécia, como do Chipre, como da Irlanda, como da Espanha e de outros Países, no seio da União Europeia.

Como se pode compreender das palavras de Paul Krugman, a receita de em 3 anos reduzir os défices dos Países através de uma austeridade insuportável e desumana, não é a solução. Como ele e outros economistas têm vindo a dizer, a redução dos défices públicos deveria ser mais alargada e, ao mesmo tempo, acompanhada por medidas de desenvolvimento das economias, combatendo-se o desemprego e não reduzindo o consumo interno tão drasticamente como se tem vindo a verificar.

Todos já verificaram que a crise foi mais financeira, com início nos EUA em 2008, e não da Economia. Quem faliu foram os Bancos que utilizaram políticas de venderem dinheiro caro, sabendo que as famílias e as empresas não conseguiriam pagar juros tão especulativos.

Como a Europa importou esta crise financeira, só a nível Europeu se pode resolver a actual situação.

É impensável termos uma solução nacional para uma crise global.

Por fim, uma pequena reflexão. Só a Alemanha conseguiu em 2012 cumprir o défice de 3%, porque terá sido? Se, de repente, saíssem dois ou três Países da Zona Euro, o que aconteceria ao Euro? E à própria Alemanha?

Ou a Europa trata dos Europeus, ou a União Europeia não é precisa para nada, recordando que a construção da Comunidade Europeia foi da responsabilidade dos Partidos: Socialistas e/ou Sociais-democratas e dos Democratas Cristãos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.