Diário de Souselas – Monografia vai reforçar orgulho em dez séculos de História

Posted by

07 Souselas 2A Junta de Freguesia de Souselas tem concluído e pronto a imprimir um trabalho de grande vulto – a Monografia da Vila de Souselas –, que a autarquia quer lançar ainda este ano. Trata-se de uma obra da autoria do historiador e investigador João Pinho – também responsável por livros similares em outras freguesias do município de Coimbra.

Em jeito de antecipação, naturalmente sintética, a junta preparou uma sinopse histórica que alude a uma terra com uma história secular, com área administrativa -religiosa definida desde o séc. X.

Aliás, como se pode ler nas conclusões deste trabalho, são justamente deste primeiro século do segundo milénio os primeiros documentos escritos que atestam a ancestralidade de Souselas e que se encontram no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

De acordo com o documento citado, os registos de natureza histórica e arqueológica são imensos (26 locais de interesse arqueológico para além do património edificado de elevado valor), desde a pré-história, passando pelo Neolítico, pelo período romano e visigótico, até à fundação da Nacionalidade.

Dando, entretanto, um “salto” histórico até aos sécs. XVI e XVII, regista-se que, a partir de 1628, a paróquia de Souselas já integrava as localidades que hoje são parte integrante da área administrativa da freguesia de Souselas. Com referências desde 1527 foi, igualmente, sede de concelho até 1834.

 

Ver versão completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*