Pleno do CD da FPF confirma castigo de dois jogos à porta fechada ao Guimarães

Posted by

fpf1

O pleno do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou hoje o castigo de dois jogos à porta fechada aplicado ao Vitória de Guimarães, devido aos incidentes ocorridos frente ao Sporting de Braga B.

O emblema vimaranense tinha recorrido da decisão tomada sumariamente pelo CD da FPF, que, além da interdição do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, tinha imposto a multa de 10.200 euros, agora estabelecida em 7.650 euros.

De acordo com o comunicado, o CD da FPF decidiu “deferir parcialmente o recurso apresentado”, por “alteração da qualificação dos factos”, reenquadrando-os no n.º 1 do artigo 174.º do Regulamento Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) – sobre os “Invasões e distúrbios coletivos com reflexo grave no jogo” – e não no 178.º – acerca do “Arremesso perigoso de objetos com reflexo grave no jogo”.

“Pela punição da ora recorrente [a SAD do Vitória de Guimarães] com a sanção de dois jogos à porta fechada e acessoriamente com a sanção de multa de 7.650 euros, reequacionada em função de critérios de proporcionalidade, atenta a alteração da moldura sancionatória acessória mais favorável ao recorrente”, conclui o CD da FPF.

O castigo de dois jogos à porta fechada no Estádio D. Afonso Henriques será cumprido pelas equipas registadas pela SAD vimaranense, a principal e a B, mas a decisão do pleno do CD ainda é passível de recurso para o Conselho de Justiça da FPF.

Em 24 de fevereiro, o encontro entre as equipas B do Vitória de Guimarães e do Sporting de Braga, da 29.ª jornada da II Liga, foi suspenso aos oito minutos pelo árbitro portuense Hugo Pacheco, devido a atos de violência entre adeptos das duas formações, no Estádio D. Afonso Henriques.

O próximo jogo marcado para o Estádio D. Afonso Henriques vai opor a formação principal vimaranense ao Paços de Ferreira, na 27.ª jornada da I Liga, a 28 de abril, sendo que no fim de semana seguinte tanto a equipa principal como a B jogam em casa frente a Gil Vicente e Leixões, respetivamente.

 

 

One Comment

  1. 2 jogos ? Deviam ser era 10 !

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.