Opinião – Candidatura da UC

Posted by
Spread the love

Helder_rodrigues

Hélder Rodrigues

Candidatura da Universidade de Coimbra: exposição itinerante percorre o país

1.Uma Candidatura global

Em finais de Junho no Camboja, daqui a 2 meses, será tomada a ansiada decisão sobre a aprovação da Candidatura da UC, Alta e Sofia a Património da Humanidade.

Os responsáveis pela apreciação têm visitado Coimbra e ficado agradavelmente surpreendidos com a Universidade e com a Cidade. Em finais de Junho poderá ser uma data histórica com reflexos altamente positivos para todos nós.

Há que fazer um derradeiro esforço para que Coimbra, a Região Centro, o País ganhem essa honrosa distinção, e a chamem também sua, através do sucesso da UC, ilustre Instituição com mais de 7 Séculos de Historia na formação e na construção do País que, orgulhosamente, somos.

2.Exposição itinerante pelo País

Consciente da importância desta Candidatura, a UC organizou – em parceria com a Multi Mall Management (rede gestora dos Centros Comerciais Fórum) – uma exposição itinerante, durante 2 meses, de Viseu ao Algarve, passando por Lisboa e Almada.

Durante a estadia da Exposição, em cada um dos centros urbanos visitados, realizar-se-ão eventos especiais, com o apoio do Lions Clube, onde não faltará musica de Coimbra e Tertúlias especificas com personagens ilustres da Região.

O objectivo é o de reforçar, no terreno, o elo de união cultural e social entre a UC e esses centros urbanos. Colocando em relevo a importância que a UC teve na construção do seu passado, tem na abordagem do presente, e terá na construção de um futuro comum, unido e solidário.

3. Começou em Coimbra

A Exposição esteve em Coimbra de 13 a 21: Abril no Fórum. Foi visitada diariamente por muitas centenas de pessoas que ficaram a conhecer detalhadamente a Candidatura.

O dia de abertura foi especial. A numerosa assistência teve o privilégio de assistir a mais uma notável actuação do Coro dos Antigos Orfeonistas da UC, dirigido pelo prestigiado Maestro Virgílio Caseiro. Actuação que ao terminar, levou ao rubro os circunstantes, que emocionados, acompanharam a celebre “Coimbra do Choupal…”

A finalizar, e em jeito de despedida, as palavras da Vice Reitora Clara Almeida Santos e do responsável da Multi Mall Management foram vibrantes no entusiasmo e na confiança no sucesso da Candidatura.

4. A visita a Viseu, cidade irmã

A Exposição seguiu para Viseu, onde já se encontra, e estará no Forum até ao dia 5 Maio.

Viseu tem sido ao longo da Historia uma cidade irmã de Coimbra. Foi bem escolhida para ser a 1ª Anfitriã deste périplo nacional. Basta recordarmo-nos de Viriato, Afonso Henriques, Grão Vasco, Hilário, Aristides de Sousa Mendes e até a sua pujante Academia actual.

Esta estadia da Exposição em Viseu constituirá, estamos certos, um marco importante na união entre as duas Cidades e Academias, reunidas à volta da Candidatura da Universidade de Coimbra. Uma Candidatura que às duas cidades diz respeito.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.