O “comércio do amor” com Goldoni e os Artistas Unidos na Oficina do Teatro

Posted by

28 A_ESTALAJADEIRA_de_Carlo_Goldoni_Catarina_Wallenstein_e_Elmano_Sancho_foto_Jorge_Goncalves5Neste mês de abril concretiza-se a segunda parte da permuta de espetáculos que O Teatrão e os Artistas Unidos acordaram para 2013. Em fevereiro, “Um grito parado no ar”, da companhia de Coimbra, esteve no Teatro da Politécnica (a casa dos Artistas Unidos) e agora é a vez de se apresentar, na Oficina Municipal do Teatro (OMT) de Coimbra, “A estalajadeira”, de Carlo Goldoni, espetáculo estreado pelo grupo de Lisboa no Teatro Nacional de S. João, no Porto, e que conta com um elenco de nove atores, onde se incluem Catarina Wallenstein, Elmano Sancho e António Simão.

Rodeada por figuras de todas as classes, desde nobres arruinados a novos-ricos em ascensão, passando por cavalheiros e um criado enamorado, Mirandolina, uma estalajadeira jovem, bonita e inteligente de Florença, põe em prática um plano para fazer ver como se apaixonam os homens.

Na peça, estreada em 1753, Goldoni volta a abordar a base fundamental do seu teatro, construindo uma complexa rede de relações sociais que as personagens tentam modificar de acordo com os seus interesses e sem nunca perder de vista a praça diária de uma sociedade onde tudo se compra e tudo se vende. Esta é uma das mais aplaudidas e representadas comédias de Goldoni, que aqui cria personagens de grande valor simbólico e que representam uma sociedade em franca degradação, sem capacidade de se renovar ou de apresentar alternativas.

 

Ver versão completa na edição impressa

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.