Matemática de Coimbra organiza ronda nacional do concurso mundial da matemática

Posted by
Spread the love

Young teacher

Mais de 90 mil alunos dos ensinos básico e secundário, de 1.260 escolas portuguesas, participam amanhã no “maior concurso de matemática do mundo”, que envolve cerca de seis milhões de estudantes, de 47 países.

A quantidade de participantes portugueses na edição deste ano do “Canguru Matemático sem Fronteiras”, que em 2012 contou com 91.734 estudantes, deverá constituir “um novo recorde de alunos e de escolas participantes”, disse hoje à agência Lusa Júlio Neves, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e responsável pela organização da prova em Portugal.

Procurando mostrar que “a matemática não assusta”, o teste, para alunos do 2.º ao 12.º anos de escolaridade, terá início, em Portugal, às 14H30, nas instalações das escolas inscritas, decorrendo durante uma hora e meia.

Apelando ao “raciocínio lógico”, a iniciativa não se destina “apenas aos bons” estudantes na disciplina, adverte Júlio Neves, sublinhando que se trata de “um concurso para todos os alunos – às vezes é surpreendente o modo como os chamados ‘maus alunos’ reagem” aos problemas colocados nas provas.

As edições anteriores da iniciativa, que se realiza desde 2005, “mostraram, aliás, que os chamados ‘maus alunos’ a matemática conseguiram resultados positivos nesta prova e, por vezes, com melhores resultados que os bons alunos”, salienta Júlio Neves.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.