Legado de Sousa Mendes celebrado nos Estados Unidos e Canadá

DR

DR

O legado do diplomata português Aristides de Sousa Mendes vai ser celebrado durante o mês de abril nos Estados Unidos e no Canadá com palestras e mostras de filmes, disse a presidente da Sousa Mendes Foundation.

 

Em declarações à Lusa, a presidente da fundação, Olivia Mattis, disse que o diplomata português, que em 1940 emitiu cerca de 30 mil vistos a refugiados da Segunda Guerra Mundial, “é quase 100% desconhecido nos Estados Unidos” e que “as pessoas ficam muito surpreendidas quando descobrem a sua história”.

 

A iniciativa começou no domingo com a exibição de “Disobedience: The Sousa Mendes Story”, um filme do cineasta francês Joel Santini, em simultâneo no New Hampshire Jewish Film Festival e na Lahaina Baptist Church, no Havai.

 

Durante todo o mês, além de várias exibições do filme, estão previstas conferências de descendentes de pessoas salvas por Aristides de Sousa Mendes e palestras conduzidas por académicos norte-americanos em quatro Estados dos EUA e no Canadá.

 

A Sousa Mendes Foundation tem, desde 2011, um projeto em que tenta contactar descendentes dos homens e mulheres que receberam vistos emitidos pelo diplomata.

 

“Desde o início do projeto, já localizámos três mil pessoas, dos Estados Unidos ao Canadá, Brasil, Austrália e Israel”, garantiu Olivia Mattis, cuja família recebeu alguns destes vistos.

 

“Metade das pessoas que contactámos não sabe a história de Sousa Mendes. Sabem que a sua família passou por Portugal, mas não sabem porquê. Quando descobrem, é sempre uma grande surpresa. É emocionante descobrir que a nossa existência se deve à ação de outra pessoa”, explicou a responsável.

 

A Sousa Mendes Foundation foi fundada em 2010 e, segundo os seus estatutos, dedica-se a “honrar a memória de Aristides de Sousa Mendes e a educar o público sobre os refugiados e o seu resgate durante o Holocausto”.

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*