Bastonário dos Enfermeiros reclama “cortes cegos” nos interesses instalados no SNS

Posted by

22 GERMANO COUTO DRO bastonário da Ordem dos Enfermeiros (OE), Germano Couto, reclama do Governo a aplicação de “cortes cegos” em interesses instalados para salvar o Serviço Nacional de Saúde (SNS). Entende que o SNS é sustentável, mas para assegurar a sua sustentabilidade é necessário combater o desperdício, muito dele referente a recursos humanos.

Ao participar terça-feira à tarde em Coimbra na tertúlia da Secção Regional do Centro da OE, com o seu homólogo António Marinho e Pinto, bastonário da Ordem dos Advogados, lembrou que os enfermeiros são considerados o pilar do SNS, mas esse reconhecimento na prática “custa a arrancar”. Germano Couto sustentou que não passou do discurso esse reconhecimento, e continua adiada a efetiva valorização do papel do enfermeiro por parte dos agentes políticos e económicos.

 

Ver versão completa na edição impressa

One Comment

  1. a.oliveira says:

    Temos que concordar que, os cortes de uma certa forma são, demasiado agressivos para quem de eles necessita mas, estamos a pagar o Justo PELO Pecador, ou seja, passámoS do OITENTA para O OITO.
    DEFÁCTO houve muitos desperdícios na Saúde,até por uma má gestão e utilização de muitos componentes e até DE FUGAS para uso EXTERNO ás Instituições.
    Por essas e outras razões DEVEM os Técnicos de Saúde ,
    SEM EXCEPÇÕES, UTILIZAREM O essencial e necessário e EVITAR os desperdícios PARA ASSIM PODER RETOMAR A SUSTENTABILIDADE..

    Quanto ao desperdício nos Recursos Humanos,penso que também existem mas ,Eles,como a classe Médica deveriam ser mais descentralizados.
    Grande parte dos Problemas no Sectôr e noutros , passam também por uma falta de ESPÍRITO DE EQUIPE, POIS QUE, O QUE SE CONSTATA SÃO MAIS OS INTERESSES Pessoais de cada UM e o UTENTE QUE SE " LIXE".
    SE HOUVESSE mais Valorização pela SITUAÇÃO Emprego e MAIS VALORIZADO O ESPIRITO DE TRABALHO , Talvez , ASSIM se conseguisse diminuir os designados DESPERDÍCIOS .
    A VELHA FRASE ……. QUEM PAGA É O ESTADO…. Grande parte de nós ESQUECEU-SE QUE O ESTADO SOMOS TODOS NÓS e também em parte POR ESSE CONCEITO ,ESTAMOS ONDE ESTAMOS E SINCERAMENTO NÃO VISLUMBRO Políticos QUE NOS FAÇAM SAIR DESTA PENÚRIA EM QUE NOS ENCONTRAMOS.
    POR Isso Sr. Bastonário ATÉ as MENTALIDADES ( NÃO SÓ dos Enfermeiros ,por QUEM TENHO MUITO RESPEITO ) Terão que ser mudadas até porque Drs Há muitos mas ,para SERMOS BONS DOUTORES/ENFERMEIROS TEREMOS ,QUE SER BONS PROFISSIONAIS .
    VERIFICO QUE vamos trabalhar para Inglaterra E NÃO SÓ e , TODOS SÃO EXCEPCIONAIS, Inclusivé até fazem HIGIENE aos Doentes e TUDO O MAIS mas por CÁ. ……………………………………………………………………………………………………………

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.