Texto de Garrett levado ao palco no Teatro da Cerca de São Bernardo

Posted by

2410_356x218A Companhia de Teatro de Braga apresenta esta noite no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, a peça “Falar verdade a mentir”, texto de Almeida Garrett. O espetáculo, um dos clássicos do teatro português, está também a ser apresentado para o público escolar, em sessões durante o dia.

Escrita em 1845, “Falar verdade a mentir” é uma crítica, em forma de comédia, à sociedade portuguesa da época, em particular à importância das “aparências” no seio das classes mais altas e ao oportunismo. O facto é que o humor refinado de Garrett se mantém de uma atualidade extraordinária.

Rui Madeira, encenador do espectáculo, destaca a modernidade da peça, que não se fixa “no culto do passado que encontramos noutros autores” e onde “podemos observar com humor corrosivo onde o discurso é passadista, sem vida e onde se cruza com o novo olhar dos tempos e das desilusões do presente”. A obra está no “cerne da revolução romântica”, com “a promoção do sujeito em instância estruturante de si mesmo e do mundo em que evolui”, explicita.

 

Ver versão completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*