Portugal é um caso de excelência na comunicação de Ciência

Posted by

JOSE XAVIER BIOLOGO MARINHO

 

Portugal é considerado um caso de excelência a nível mundial na comunicação de Ciência em escolas e ao público em geral, também por programas científicos como o Ciência Viva, disse terça-feira, em Coimbra, um investigador e cientista polar.

“Portugal é um caso de excelência na comunicação de ciência. Para a dimensão que o país tem, estamos num dos países que tem uma preocupação muito grande em comunicar a ciência que fazemos para o público em geral”, disse à agência Lusa José Xavier, investigador da Universidade de Coimbra. Deu o exemplo do pavilhão do Conhecimento, mas também do programa Ciência Viva, “que tem sido um caso de excelência ao nível europeu”.

José Xavier notou, no entanto, que “ainda há muitas coisas a fazer” na área da comunicação.

“Uma das coisas que me parece óbvia é que não temos revistas de ciência. O Ciência Hoje é um ‘website’, mas nunca se transformou em revista, e também não temos um programa de televisão de uma maneira regular”, frisou.

Portugal, nas regiões polares, possui 15 equipas de investigadores, mais de 50 cientistas portugueses “que estão a estabelecer-se de uma maneira muito forte nos últimos cinco a dez anos”, frisou José Xavier.

Sobre a atração dos cientistas portugueses pela Antártida, justificou-a com o facto de Portugal não possuir condições idênticas às das regiões polares.

(Texto da Agência Lusa)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.