Padarias colocam cada vez menos sal na confeção do pão

Posted by

pão

A Região Centro consome cada vez menos sal no pão e nas sopas, graças ao projeto Minorsal.saúde, da Administração Regional de Saúde do Centro, disse hoje a coordenadora desta intervenção comunitária.

Este projeto abrange um conjunto de ações que englobam presentemente o projeto pão.come, já em curso desde 2007, e o projeto sopa.come, iniciado em 2009, com o objetivo de reduzir o consumo de sal a nível alimentar.

Ilídia Duarte, coordenadora da intervenção, explicou à Lusa que o pão.come engloba 72 concelhos da região Centro, mais oito que, entretanto, passaram para outras administrações regionais de Saúde.

“O projeto inclui 1.121 padarias. 64% destas conseguiram atingir valores inferiores ou iguais a um grama de sal por 100 gramas de pão. E 47% daquelas padarias chegaram a valores inferiores a 0,8 gramas, quando a média, no início da intervenção, era de 1,56 gramas”, disse a coordenadora.

O outro projeto, o sopa.come, menos abrangente, “para já”, inclui 803 cantinas e 218 restaurantes, localizados em 27 concelhos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.